SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Sessenta jovens moradores da zona rural de São José de Ribamar concluíram seus cursos de capacitação, promovidos pelo Centro Municipal de Aprendizagem Rural, da Prefeitura de São José de Ribamar. Eles participaram, gratuitamente, dos cursos de Doces, Compotas e Licores; Administração de Associação e Sindicatos Rurais; Avicultura; Horticultura Irrigada e Relações Humanas.
“As técnicas que aprendi durante o curso serão fundamentais para melhorar, cada vez mais, o meu trabalho como agricultura familiar rural”, disse o agricultor Antônio Lima, que participou do curso de Horticultura Irrigada.
Localizado no pólo agrícola de Bom Jardim, zona rural de Ribamar, o Centro Municipal de Aprendizagem Rural, utilizando recursos municipais, oferece, gratuitamente, cursos de capacitação para jovens residentes na zona rural, garantindo o início da profissionalização dos alunos das escolas municipais e estaduais localizadas no território ribamarense. Até o fim do ano, cerca de 360 jovens, quase todos filhos de agricultores familiares, participarão de cursos profissionalizantes nas áreas de horticultura, avicultura, suinocultura, psicultura e apicultura.
A implantação do Centro Municipal de Aprendizagem Rural é a primeira escola rural profissionalizante criada e mantida por um município no Estado do Maranhão. No mês setembro, o município de São José de Ribamar apresentou a maior taxa média anual de crescimento econômico do Brasil entre as cidades cuja produção de alimentos (frango e pescado, no caso específico de Ribamar) impulsiona o Produto Interno Bruto (PIB), um indicador que significa a soma, em valor de mercado, dos bens e serviços produzidos em determinado período.
Entre os principais programas e projetos de estímulo à produção da agricultura familiar e da pesca, implantados pela Prefeitura de São José de Ribamar, destacam-se: municipalização da assistência técnica agronômica e veterinária; capacitação de agricultores familiares e pescadores; facilitação do acesso ao crédito (os técnicos da Semagri elaboram gratuitamente os projetos de financiamento para os agricultores familiares e pescadores); infra-estrutura viária, de energia e de irrigação; distribuição de sementes; apoio à comercialização e aquisição direta, pela Prefeitura, de produtos para a merenda escolar e assistência social; entre outros.
São José de Ribamar é o único município maranhense, e o primeiro do país, a implantar, com recursos próprios, o programa Compra Local Municipal. Por meio do programa, a prefeitura compra a produção dos pequenos agricultores familiares e pescadores artesanais.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.