SÃO LUÍS - Um projeto desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em parceria com a Universidade de Toronto, no Canadá, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está mudando o cenário do combate ao câncer de colo de útero no município de São José de Ribamar.
O Projeto de Intervenção para Controle e Tratamento do Câncer de Colo Uterino é uma das etapas do curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Atenção Primária (Agap), que além da parte teórica, trabalha com metas e ações em comunidades selecionadas nos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba e Piauí.
O Maranhão também é um dos beneficiados do projeto. Fruto de uma intensa articulação comandada pela secretária adjunta de Ações Básica da SES, Cristina Loyola, o Estado assegurou quatro vagas na capacitação que atinge médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACS), além de representantes da sociedade civil.
As atividades do Projeto do Conass no Maranhão tiveram início em junho de 2009 e serão encerradas em dezembro deste ano. Uma das alunas do Agap, a enfermeira Violeta Soares Filgueiras, do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da SES, contou que já foram ministrados quatro módulos e que neste momento as turmas se concentram no monitoramento das atividades de campo.
O desafio lançado para a equipe do Maranhão, que tem o apoio da Secretaria Municipal de São José de Ribamar, é aumentar a cobertura dos exames citopatológicos, indicados para o diagnóstico precoce do câncer de colo uterino. "A baixa cobertura desses exames é um problema que ocorre em muitos municípios. Vários fatores podem explicar essa resistência, entre eles, o medo e a vergonha”, disse a enfermeira.
Seminário
Na semana passada, em Seminário Nacional de Avaliação do Agap, em Brasília, as bases do Projeto de Intervenção executado em São José de Ribamar foram apresentadas a uma platéia formada por alunos dos quatro estados brasileiros, além de representantes do Conass, Ministério da Saúde, Universidade de Toronto e Secretarias de Saúde.
Presente ao evento, o secretário de estado da Saúde, José Márcio Leite, acompanhou a defesa do trabalho. Violeta Filgueiras explicou que para aumentar a cobertura dos exames citopatológicos em Ribamar, um intenso trabalho de mobilização foi realizado, incluindo a busca ativa de mulheres do município, e a atualização do Sistema de Informação.
Sob a coordenação da Superintendência de Atenção Básica da SES, a Secretaria Municipal de São José de Ribamar implantou mais um Serviço de Colposcopia para os casos onde são detectadas lesões. Além disso, o Departamento de Educação em Saúde intensificou as ações educativas de prevenção e controle do câncer em escolas e outras instituições. Outras estruturas da Administração Municipal também foram acionadas para apoiar o trabalho, estimulando a intersetorialidade.
"Esse é um Projeto que vem sendo executado com sucesso e que só reforça que o aperfeiçoamento da gestão da atenção primária é muito importante para revertemos indicadores de saúde no nosso Estado", avaliou a superintendente de Atenção Básica da SES, Marielza Cruz Sousa.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.