São José de Ribamar

Prefeitura interdita posto de combustível irregular

Estudo da UFMA mostrou que o empreendimento estava contaminando o lençol freático.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h51

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Durante operação realizada na última quinta-feira (29), técnicos da Prefeitura de São José de Ribamar interditaram o posto de combustível São José.

Localizado na avenida Gonçalves Dias, principal via da Sede do município. Mesmo estando com as suas atividades paralisadas há quase um ano, o empreendimento foi interditado porque não possui licença ambiental. Além disso, está localizado numa área muito próxima de residências, estabelecimentos comerciais e da Igreja Matriz, o que contraria o que determina a legislação ambiental.

A interdição ocorreu, ainda, devido ao fato de que o proprietário do posto, que recebeu multa no valor de R$ 130 mil, estava executando serviços de reforma no referido empreendimento sem possuir autorização do governo municipal. É importante frisar que a Prefeitura ribamarense já ingressou na Justiça com uma Ação Civil Pública com o objetivo de retirar o posto desta área do município.

Um estudo elaborado pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) comprovou que o empreendimento, devido à falta de manutenção dos tanques de combustível, já estava contaminando, de forma crônica, o lençol freático do entorno do santuário religioso com derivados de petróleo.

As informações são da Prefeitura de Ribamar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.