SÃO LUÍS - A Prefeitura de São José de Ribamar, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAGRI), finalizou recentemente a segunda etapa do curso de capacitação em processamento de pescados.
O objetivo é capacitar os profissionais da área e incentivar à atividade pesqueira no município.
A exemplo do primeiro módulo, onde foram ministradas aulas práticas sobre processamento de pescados e mariscos com visão empreendedora, 40 profissionais autônomos, entre pescadores e marisqueiras residentes nos bairros do Vieira, Vila Roseana Sarney, Vila Julinho, São Raimundo e Maruin, participaram da segunda etapa, que teve como foco ações de beneficiamento de sururu, filetagem de pescado e de camarão, passando pela produção de croquete de peixe e fishburger, até noções de associativismo, cooperativismo e meio ambiente.
Para o pescador Joaquim Portugal de Almeida, 64, o curso foi importante porque, segundo ele, ao longo de mais de 30 anos, nunca havia conhecido outras formas de aproveitamento do pescado, além das tradicionais.
- Eu aprendi como fazer, por exemplo, croquete de cação e lingüiça de qualquer peixe. Antes eu jogava fora o couro do peixe, mas depois deste curso fique sabendo que ele pode ser aproveitado como matéria–prima para uma série de produtos. Mais uma vez, só temos que agradecer a iniciativa da Prefeitura - afirmou.
Já a marisqueira Laurene Vale Santos disse que o curso poderá abrir novas possibilidades de emprego para todos que dele participaram, pois com os conhecimentos adquiridos será mais fácil conseguir trabalhar em empresas do ramo ou por conta própria.
O curso foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura ribamarense, Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFMA) e Ministério da Pesca e Aquicultura.
Fonte: Assessoria da Prefeitura de São José de Ribamar.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.