Cidadania

Projeto de Justiça Restaurativa será instalado em Ribamar

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h52

SÃO LUÍS - Resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura ribamarense, Fundação suíça Terre des Hommes, Poder Judiciário e Ministério Público Estadual, o município de São José de Ribamar vai receber, ainda este ano, o primeiro núcleo do projeto Justiça Juvenil Restaurativa, iniciativa inovadora no Maranhão que visa estabelecer uma rede de articulação sistemática entre diversos órgãos com o objetivo de executar medidas direcionadas para jovens infratores.

A informação foi confirmada, mais uma vez, pelo prefeito Luis Fernando Silva (DEM) e pelo presidente da Fundação no Brasil, Anselmo de Lima, durante a solenidade de abertura do I Seminário Brasileiro de Justiça Juvenil Restaurativa, realizada na noite da última quarta-feira (7) no Centro de Convenção Pedro Neiva de Santana.

O evento, organizado pela Terre des Hommes, Unicef, Prefeitura ribamarense, Poder Judiciário e MPE, será realizado até esta sexta-feira (9) e visa sensibilizar a sociedade em geral, em especial, os atores do sistema de Justiça Juvenil, e possibilitar o intercâmbio de experiências nessa área, além de difundir os princípios da Justiça Restaurativa, incidindo para promoção de uma cultura de paz.

O núcleo do Justiça Juvenil Restaurativa em Ribamar funcionará em uma casa localizada no bairro Vila Sarney Filho. A equipe do projeto é formada por vários profissionais, entre advogados, assistentes sociais e psicólogos, que irão trabalhar com o objetivo de mediar conflitos e, desta forma, promover a cultura da conciliação e paz.

É importante destacar que a cidade de São José de Ribamar foi escolhida pela Terre des Hommes para receber o projeto Justiça Juvenil Restaurativa devido ao fato de possuir eficientes políticas públicas, implantadas pela administração Luis Fernando, direcionadas para as crianças e adolescentes e com foco na inclusão social e geração de emprego e renda. “O prefeito Luis Fernando sempre foi um grande entusiasta desta idéia e, desde o primeiro momento, ofereceu todas as condições para que o projeto funcione bem em Ribamar”, lembrou Anselmo de Lima.

Luis Fernando fez questão de parabenizar todos os parceiros pelo trabalho de implantação do Justiça Juvenil Restaurativa em São José de Ribamar e avaliou que o projeto contribuirá significativamente no trabalho de mediação de conflitos. “Espero que, a partir deste seminário, outros municípios maranhenses também trabalhem para receber o Justiça Juvenil Restaurativa”, disse.

O secretário estadual Sérgio Tamer (Direitos Humanos) e a procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos, elogiaram a parceria formalizada para implantação do projeto em Ribamar e avaliaram que este exemplo deve ser seguido por todas as cidades do Maranhão. “A Fundação foi muito feliz em escolher São José de Ribamar porque é um município, cujo prefeito, é um grande incentivador e fortalecedor dos movimentos sociais”, comentou Tamer, que esteve presente na solenidade de abertura do seminário.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Ribamar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.