Agricultura

Pólo de Panaquatira terá centro de produção de alimentos orgânicos

Centro será implantado no pólo agrícola de Panaquatira.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

RIBAMAR - Referência nacional em aquisição e distribuição de alimentos oriundos do setor da agricultura familiar, o município de São José Ribamar receberá, em breve, um Centro de Produção de Alimentos Orgânicos.

A informação foi repassada nesta quarta-feira (26), durante a abertura da VI Semana de Alimentos Orgânicos, evento promovido na cidade pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Prefeitura Municipal.

“Já autorizei a Secretaria Municipal de Agricultura a iniciar os estudos com o objetivo de implantarmos, no pólo agrícola de Panaquatira, um Centro de Produção e de Distribuição de Alimentos Orgânicos. Queremos desenvolver esta experiência pioneira e levá-la, muito em breve, para outros pólos agrícolas do município”, disse o prefeito Luiz Fernando Silva.

Ao ressaltar os inúmeros benefícios dos produtos orgânicos (cultivados sem o uso de fertilizantes sintéticos, agrotóxicos e transgênicos), Luis Fernando explicou que, ao longo dos anos, a administração municipal investiu massivamente no setor agrícola da cidade, tornando-o mais rentável economicamente e promotor do desenvolvimento social. Dentre as ações de incentivo, o prefeito destacou a criação do programa municipal Compra Local (a Prefeitura compra parte da produção dos agricultores familiares e a usa na preparação da merenda escolar servida nas escolas municipais); concessão de créditos de financiamento, em parceria com instituições bancárias; capacitação gratuita dos agricultores, criadores e pescadores; além do oferecimento de assistência técnica gratuita para estes profissionais.

“Sem dúvida nenhuma, o setor agrícola de Ribamar cresceu muito nos últimos anos graças às políticas públicas eficazes implantadas pela administração Luis Fernando. A implantação deste Centro de Produção de Alimentos Orgânicos é mais uma excelente ação que, além de praticar a alimentação saudável, colocará o município no rol do pioneirismo no setor agrícola do Maranhão”, avaliou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ribamar, Antônio Diniz.

Para o diretor do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), José de Ribamar Gusmão Araújo, São José de Ribamar possui todos os requisitos para se tornar referência estadual em produção e distribuição de alimentos orgânicos.

“A cidade possui um setor agrícola bem estruturado e com políticas públicas eficientes e incentivadoras do desenvolvimento. Fico satisfeito em saber que o prefeito Luis Fernando, que é um gestor competente e compromissado, tem o interesse de desenvolver esta experiência [produção de alimentos orgânicos] em Ribamar”.

Atividades

Uma vasta programação, constituída de palestras e oficinas, marcou a VI Semana de Alimentos Orgânicos em São José de Ribamar. As atividades foram desenvolvidas no barracão do Bumba-Boi do Sítio do Apicum e reuniu vários agricultores ribamarenses interessados na temática.

No período da manhã, os professores José de Ribamar Gusmão Araújo e Josilda Junqueira Ayres, ambos da UEMA, proferiram as palestras “A Construção da Agricultura Orgânica – Conceitos e Princípios Ambientais” e “Práticas na Agricultura Orgânica”, respectivamente.

No período da tarde, o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ribamar, Alberto Carneiro, proferiu a palestra “Princípios da Criação Animal Orgânica”. Em seguida, o professor Diogo Herison Sardinha, também da UEMA, ministrou a palestra “Benefícios do Consumo de Produtos Orgânicos.

A série de palestra foi encerrada com o fiscal do Ministério da Agricultura, Ronaldo Coutinho Rodrigues, que falou sobre “O Papel do Ministério da Agricultura na Certificação dos Produtos Orgânicos”.

Também no período da tarde, foram promovidas as oficinas de Preparação de Produtos Naturais para o Controle de Pragas e Doenças e de Compostagem.

As informações são da Prefeitura de Ribamar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.