Conscientização

Pesca predatória é discutida em São José de Ribamar

No final do encontro foi elaborado a Carta de São José de Ribamar, com o objetivo de combater as irregularidades.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h08

SÃO LUÍS - Representantes das Prefeituras de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Humberto de Campos, Raposa e Primeira Cruz realizaram, na última quarta-feira, reunião de trabalho com o objetivo de discutir e elaborar ações estratégicas de combate a pesca predatória no litoral leste do Maranhão.

A reunião aconteceu na sede da Prefeitura ribamarense e também contou com a participação de representantes do Ibama, Ministério da Pesca e Aqüicultura, Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Centro de Mamíferos Aquáticos, Polícia Militar Ambiental, Sebrae e de Colônias de Pescadores.

Durante do encontro, coordenado pelos secretários municipais de São José de Ribamar, Alberto Carneiro (Agricultura, Pesca e Abastecimento) e Isaac Buarque de Holanda (Meio Ambiente), foram discutidos temas como a sobreposição de redes; malhas das redes de zangaria fora dos padrões; excesso de tapagens; queima e extração predatória nos bancos de sururu; ausência de legislação sobre a captura de sururu, peixe-pedra, tainha, peixe-serra; cangatã, corvina e outras espécies; além do defeso do sururu e a ampliação do defeso do caranguejo.

Foram também propostas possíveis soluções para a problemática, dentre elas educação, fiscalização e alternativas sócio-econômicas, além de estudos para elaboração de legislação ordenando a captura de sururu, peixe-pedra, tainha, peixe-serra, cangatã e corvina, entre outras espécies de peixes.

Ao final do encontro, os participantes elaboraram a Carta de São José de Ribamar, que além das preocupações levantadas, aponta como forma de combater as irregularidades a realização de um seminário voltado para a conscientização dos pescadores e sensibilização de autoridades para a necessidade de políticas públicas municipais direcionadas para a questão pesqueira.

O grupo de trabalho definirá nos próximos dias a data e local de realização do referido seminário.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Ribamar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.