SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Com um público estimado em mais de três mil estudantes, a I Gincana Geia do Conhecimento encerrou com chave de ouro o V Festival Geia de Literatura nesta sexta-feira (28) no município de São José de Ribamar.
Trinta e nove escolas (da rede municipal de ensino, da rede estadual e da rede privada) participaram da Gincana, cuja final contou com as presenças da governadora Roseana Sarney (PMDB); do prefeito Luís Fernando Siva (DEM); do vice-prefeito Gil Cutrim (PSL); do secretário estadual Max Barros (Infra-Estrutura); dos vereadores Beto das Vilas (PMDB), Lázaro (PV), Nonato Lima (PP), Lindoso (PSL), Henrique Queen (PDT) e Marlene Monroe (PTB); além de várias outras lideranças políticas e comunitárias do município.
“Desde 2005, o Festival Geia vem contribuindo para incentivar o hábito da leitura e disseminar o gosto pela literatura entre os estudantes de São José de Ribamar. O Instituto Geia, a administração do prefeito Luís Fernando e, principalmente, os estudantes ribamarenses estão de parabéns”, avaliou Roseana Sarney.
Para o prefeito Luís Fernando, as atividades propostas no Festival, além de estimular o hábito da leitura, coadunam com a filosofia educacional implantada na rede municipal de ensino de Ribamar desde 2005. “O Festival Geia surgiu como mais um importante mecanismo incentivador dessa política educacional”, disse.
Os alunos do Colégio Patronato Ribamarense foram os grandes vencedores da I Gincana Geia do Conhecimento. Além de troféu e medalhas, a equipe que representou a instituição de ensino recebeu um cheque no valor de R$ 2 mil. Em segundo lugar ficou a Escola Municipal José Fernandes, localizada no Jardim Tropical. A equipe que representou a unidade de ensino recebeu como prêmio um cheque no valor de R$ 1 mil, além de troféu e medalha. Em terceiro lugar ficou a equipe da Escola Municipal Liceu Ribamarense, que recebeu troféu e medalhas.
“A Gincana, as feiras literárias, as palestras dos escritores. Tudo isso, com certeza absoluta, fizeram com que, este ano, o Festival Geia de Literatura fosse o melhor de todos os tempos”, avaliou a estudante Lidiane Sousa, aluna da rede municipal de São José de Ribamar.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.