SÃO LUÍS - Com o objetivo de continuar congregando esforços das comunidades em prol do desenvolvimento de atividades que beneficiem todos os moradores do município de São José de Ribamar, o prefeito Luís Fernando Silva (DEM) lançou no fim de semana, o programa Voluntariado Municipal 2009 – Eu Amo São José de Ribamar.
A solenidade de lançamento aconteceu na Escola Municipal Parque Vitória e contou com a participação de representantes de vários bairros ribamarenses, além de lideranças políticas e comunitárias do município. Na oportunidade, Luís Fernando anunciou os grupos vencedores do Voluntariado Municipal do ano passado.
O programa deste ano tem como principal novidade a parceria entre o governo municipal e o Poder Judiciário visando incentivar os pais ribamarenses a obter o registro (certidão de nascimento) dos seus filhos.
“Além dos diversos projetos e ações nos setores da Educação e Saúde, por exemplo, os voluntários estarão repassando aos ribamarenses informações sobre como obter o registro das crianças”, explicou Luís Fernando ressaltando o importante alcance social das ações desenvolvidas pelos voluntários ribamarenses.
Criado em 2005, no município, o programa Voluntariado de Ribamar possui mais de 1.200 pessoas, distribuídas em cerca de 60 grupos, que trabalham durante todo o ano desenvolvendo, de forma voluntária, ações importantes junto à comunidade, como a disseminação de informações sobre doenças, campanhas de vacinação, programas sociais, projetos culturais e esportivos, cidadania, dentre outras.
Para a juíza da Comarca de Ribamar, Tereza Cristina Mendes, que também participou da solenidade de lançamento da versão 2009 do programa, o Voluntariado Municipal é uma ferramenta participativa de governo.
“Ao contribuir na divulgação de informações e programas de interesse comum, a comunidade sempre permanece inserida na administração municipal”, disse.
Premiados
Os grupos de Voluntários que conseguem atingir as melhores metas são premiados anualmente com ações executadas pela Prefeitura ribamarense. No ano 2008, o vencedor foi o grupo do Tijupá Queimado, que terá atendida a seguinte reivindicação: asfaltamento de cinco quilômetros de ruas e avenidas do bairro. O grupo da Vila Roseana Sarney, segundo colocado, beneficiará o bairro com um poço artesiano. Já o grupo do Novo Cohatrac solicitou a doação de três máquinas de costura para a Associação de Moradores do bairro.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ribamar
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.