Municipalização

Dez prefeitos oficializam Pacto pela metropolização

Acordo entre os prefeitos maranhenses ocorreu no sábado, em São José de Ribamar.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h11

SÃO LUÍS - Prefeitos de dez municípios maranhenses oficializaram no último sábado (08), na cidade de São José de Ribamar, a formação de um grupo intermunicipal de trabalho que tem como objetivos fortalecer o municipalismo no Estado, implantar, de fato, o processo de metropolização e, conseqüentemente, a elaboração e execução de políticas públicas comuns.

A formação do grupo foi proposta pelo prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva (DEM), durante a III Reunião dos Municípios da Região da Grande São Luís, evento idealizado e organizado pelo próprio Luís Fernando. Aderiram ao pacto os prefeitos Onacy Paraíba (Raposa), Raimundo Soares (Alcântara), Bia Venâncio (Paço do Lumiar), José Venâncio Corrêa Filho (Bacabeira), Hilton Gonçalo (Santa Rita), Marcone Bimba (Rosário), Maria Sônia Campos (Axixá), Francisco Vasconcelos Sousa (Cachoeira Grande), Francisca Silvana Alves Malheiros (Morros); além de várias outras lideranças políticas e comunitárias destas dez cidades.

Além do processo de metropolização, o evento serviu para que os gestores municipais iniciassem discussão importante sobre os impactos (positivos e negativos) que serão gerados com a implantação da refinaria Premium da Petrobras, em Bacabeira. “O encontro marcou um novo momento. O momento da união dos prefeitos maranhenses que, a partir de agora, estarão juntos para continuar trabalhando em prol dos seus munícipes”, afirmou Luís Fernando.

O prefeito ribamarense disse que a idéia é levar este tipo de encontro para os demais municípios do Maranhão. “Assim como ocorreu em Ribamar e Raposa, queremos que as populações das cidades do interior também sejam inseridas nesta discussão. Tenho certeza que isso acontecerá porque os prefeitos que participaram do encontro estão dispostos a trabalhar neste sentido”.

Pacto de gestão compartilhada

Durante o encontro, Luís Fernando e Bia Venâncio assinaram documento pactuando a gestão compartilhada de políticas públicas, nos setores da limpeza e iluminação públicas, entre as Prefeituras de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

A parceria institucional e administrativa entre as duas Prefeituras da Ilha foi proposta por Luís Fernando e pode ser considerada como o pontapé inicial para a formalização de um amplo pacto intermunicipal envolvendo os cinco municípios da Grande Ilha (Ribamar, São Luís, Paço, Raposa e Alcântara), e também as cidades próximas a área da refinaria, que visa estimular a elaboração e execução de políticas públicas comuns.

“Num prazo de 60 dias, técnicos das duas Prefeituras irão concluir a elaboração de um calendário de trabalho, nos setores da limpeza pública e iluminação pública, que será executado nos bairros situados na área de fronteira entre Ribamar e Paço. Essa é uma das ações que a administração municipal de Ribamar pretende executar não apenas com Paço, mas também com os demais municípios da Grande Ilha”, explicou Luís Fernando.

A formalização do pacto entre as duas Prefeituras foi bastante elogiada pelos participantes da reunião. “O Luís Fernando está de parabéns porque foi o mentor desta parceria que serve de exemplo para os demais municípios do Estado”, afirmou o prefeito José Venâncio (DEM).

Avaliação parecida fez a vereadora Rose Sales (PCdoB), que representou a Câmara Municipal de São Luís no encontro. “Esse encontro e a parceria entre as Prefeituras de Ribamar e Paço marcam um novo momento. O momento da união verdadeira da classe política, que se tornou viável graças ao empenho do prefeito Luís Fernando”, disse.

Também participaram da III Reunião dos Municípios da Região da Grande São Luís, em São José de Ribamar, o vice-prefeito da cidade balneária, Gil Cutrim (PSL); os vereadores ribamarenses Beto das Vilas (PMDB – presidente da Câmara Municipal de Ribamar), Nonato Lima (PP) e Marlene Monroe (PTB); o vereador ludovicense Chaguinha (PMN); os secretários estaduais Washington Rio Branco (Meio Ambiente), Maurício Macedo (Indústria e Comércio) e Tadeu Palácio (Turismo); o deputado estadual José Lima (PSB); além de representantes do Sindicato dos Engenheiros do Maranhão.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Ribamar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.