SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - A Regata Marítima e a apresentação de vários grupos musicais no Parque Folclórico Terezinha Jansen encerraram o Festival do Peixe-Pedra, na cidade balneária de São José de Ribamar. O evento chegou à sua 19ª edição e cerca de 30 mil pessoas visitaram o município durante o festejo.
A Regata Marítima contou com a participação de 2 mil pescadores, que partiram de Guarapiranga até a orla de São José de Ribamar. Durante todo o dia, o público pôde participar de competições esportivas, entre outras atividades culturais. Para o secretário adjunto de Cultura, Esporte e Lazer do município, Jô Viana, o evento é uma retomada da cultura autêntica do ribamarense.
“Somos uma cidade pesqueira e, por isso, esse festejo é uma homenagem ao pescador, que tanto contribui para a economia local. São José de Ribamar é bem mais que uma cidade religiosa. É também um local de uma culinária riquíssima, e o peixe-pedra o principal produto retirado da nossa baía”, destacou o secretário.
Início
O festejo teve início em 1977, mas desde 1992 não era realizado, sendo retomado somente em 2005. José Cerejo, morador de São Luís, disse que sempre aproveita suas folgas para visitar a cidade. “É uma excelente oportunidade de poder passear com a família e se deliciar com um excelente peixe assado na hora”, afirmou.
Maria de Lourdes, que traba-lha em uma das barracas do Parque Folclórico Terezinha Jansen, afirmou ser um prazer trabalhar em um festejo que o faz lembrar sua infância. “Tenho uma lembrança muito bonita de quando, com meus pais, participávamos das festas do peixe-pedra. Os pescadores sempre estavam muito animados”, relembrou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.