Conferência

Segurança Pública em debate em Ribamar

O objetivo é a elaboração de propostas em busca da construção de uma cultura de paz.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h14

SÃO LUÍS - Representantes dos mais variados segmentos da sociedade ribamarense e do governo do Estado estarão reunidos neste sábado (11), no município de São José de Ribamar, para discutir o sistema de Segurança Pública do Maranhão e elaborar propostas que possam dinamizar o setor e aproximá-lo cada vez mais do cidadão comum.

A discussão, que também contará com as participações de representantes das cidades de Paço do Lumiar, Raposa e São Luís, faz parte da programação da etapa ribamarense preparatória para a Conferência Estadual de Segurança Pública, que acontece entre os dias 23 e 25 deste mês, em São Luís.

Idealizada, em conjunto pela Prefeitura ribamarense, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, a etapa municipal de São José de Ribamar servirá para eleger os delegados que representarão o município na Conferência Estadual e na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que acontece no período de 27 a 30 de agosto, em Brasília. A Conseg tem como objetivo principal definir princípios e diretrizes orientadoras da política nacional de Segurança Pública, com participação da sociedade civil, trabalhadores e poder público como instrumento de gestão, visando efetivar a segurança como direito fundamental.

A etapa ribamarense será realizada nas dependências da Escola Municipal Diomedes Pereira, localizada no bairro J.Câmara II (Sede do município). A abertura oficial acontece a partir das 8h. Além de gestores dos quatro municípios da Grande Ilha (Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e São Luís) e do governo estadual, o evento reunirá representantes das sociedades das quatro cidades ligados ao setor da Segurança Pública.

As discussões estarão pautadas nos seguintes eixos temáticos: financiamento e gestão da política de Segurança; valorização profissional e otimização das condições de trabalho; e prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de paz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.