Desordem

Desordem causa transtornos na praia do Araçagi

Insegurança, falta de disciplinamento do tráfego, poluição sonora e visual são problemas que afligem banhistas.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h21

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - A poluição sonora e visual na praia do Araçagi causa reclamações de pessoas que em fins de semana buscam lazer e tranquilidade. De acordo com banhistas, a orla não tem segurança para as crianças, principalmente, por causa do livre tráfego de veículos. Alguns circulam em alta velocidade, próximo às barracas.

A desordem, segundo o historiador Wilson Braga, prejudica não só o lazer das pessoas, como o faturamento dos comerciantes. “Quando as pessoas não se sentem à vontade em um local, dificilmente vão consumir um pouco mais. Os donos de bar acabam perdendo a clientela, enquanto nós, o prazer de estar aqui”, explicou.

A universitária Elaine Cristina Sousa, de 21 anos, disse que a praia não oferece conforto por causa da circulação de veículos entre os banhistas. “Quando estamos desatentas somos surpreendidas por alguns homens em carros, que não nos respeitam e tomam gosto. Além disso, alguns sempre trafegam em alta velocidade”, completou.

Outra reclamação dos frequentadores foi em relação à poluição sonora. Além de cada bar ou restaurante ter o seu próprio sistema de som, alguns banhistas aproveitam a falta de fiscalização para utilizar, em volume exagerado, os aparelhos instalados em seus veículos. “É uma verdadeira bagunça. De um lado é forro, do outro tem pagode. Quem procura paz aqui não vai encontrar. O pior de tudo é que ainda somos obrigados a aturar tudo isso, sem podermos fazer nada”, reclamou o eletricista Erisvaldo Batista Coelho.

A enfermeira Daniele Monteiro disse que falta consciência e bom senso aos frequentadores que utilizam som alto. “Não há necessidade disso. Nós já temos o som dos bares, pra que tanta bagunça? Esse cenário acaba desgastando as pessoas”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.