Ribamar promove concurso de grafitagem

Atualizada em 27/03/2022 às 13h53

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Além de disseminar uma arte ainda pouco conhecida no Maranhão, o primeiro concurso de grafitagem de São José de Ribamar, realizado recentemente no município pela prefeitura ribamarense, funcionou como um importante mecanismo de inclusão social.

Mais de 30 jovens participaram do evento realizado na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Juventude, no bairro do Moropóia.

“Achei a iniciativa muito boa. Através de iniciativas como está poderemos divulgar o nosso trabalho e mostrar que a grafitagem, ao contrário do que muitos pensam, é uma arte, através da qual, podemos expressar nossos sentimentos e a realidade de nossa cidade, por exemplo”, comentou Robson de Jesus, o grande vencedor do concurso.

Em seu desenho, Robson mostrou um pouco da cultura popular ribamarense através do bumba-meu-boi. Ele recebeu como prêmio uma bicicleta.

Os participantes do concurso basearam as suas criações em três temas – Cultura Ribamarense, Monumentos Históricos do Maranhão e Projetos Sociais do Município.

Luizito, segundo colocado, optou pelo tema Projetos Sociais. Ele grafitou a praça do Cemitério, logradouro público que, no mês passado, foi totalmente reurbanizado pelo governo municipal.

Weberth Pereira, que ficou na terceira colocação, fez uma homenagem à capoeira maranhense. Luizito recebeu como prêmio um aparelho de Micro System e Pereira um aparelho de DVD.

Os trabalhos dos participantes foram analisados por uma banca de jurados formada por artistas plásticos, professores e funcionários da prefeitura. Todos os desenhos foram feitos no próprio muro da Secretaria Municipal de Assistência Social. “Este tipo de iniciativa [concurso] deve ser incentivada em todo o Estado. Estes jovens são verdadeiros artistas”, disse a dona-de-casa Maria do Carmo Lima, que esteve presente ao concurso.

O prefeito Luís Fernando Silva (DEM) elogiou a criatividade dos jovens participantes do concurso. De acordo com ele, através da grafitagem, muitos jovens podem desenvolver o seu talento artístico e ficar cada vez mais longe da ociosidade. “Diante do sucesso deste primeiro concurso, já estamos estudando a possibilidade de realizar eventos como estes em outros bairros de nosso município”, adiantou o prefeito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.