Festejo de São José deve reunir mais de 400 mil devotos neste final de semana

Atualizada em 27/03/2022 às 13h54

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Celebrações especiais, procissões, romarias e o show do padre José Fernandes de Oliveira, o padre Zezinho, marcam o encerramento, neste final de semana, do festejo de São José de Ribamar 2007. O evento religioso está sendo organizado pelo Conselho Paroquial da Igreja Matriz e conta com o apoio da prefeitura ribamarense.

A expectativa dos organizadores do festejo é de que mais de 400 mil pessoas visitem a cidade nestes três últimos dias – sexta-feira (dia 28), sábado (29) e domingo (30).

O público maior deverá ser reunido no domingo, quando acontecerá celebração de missa campal na concha acústica do santuário religioso, procissão e o show do padre Zezinho, a grande novidade deste ano do festejo.

Nesta sexta-feira, além das missas, serão realizadas as romarias dos ciclistas e dos taxistas.

A 2ª Romaria dos Taxistas sairá da rotatória da Forquilha às 20h, com chegada prevista ao santuário para as 22h. Já a 11ª romaria dos ciclistas saída às 20h do calçadão do Maiobão com chegada prevista para as 21h30 no santuário.

Na noite de sábado e madrugada de domingo será realizada a 22ª Romaria dos Motoqueiros, da qual devem participar cerca de 10 mil motociclistas do Maranhão e de outros estados brasileiros, como Pará, Ceará, Tocantins e Piauí.

A saída será na Praça do Rodão, ao lado da feira da Cohab, às 22h, e a chegada está prevista para a meia noite de domingo no santuário, onde os devotos serão recepcionados com uma celebração especial.

Para o domingo, estão programadas missas nos horários das 6h, 8h, 11h, 13h, 14h, 16h e às 17h, além de batizados às 10h.

Um dos principias momentos de demonstração de fé a São José de Ribamar acontecerá no período da tarde quando será realizada a grande procissão em homenagem ao santo, que percorrerá as ruas da cidade. Na ocasião, os devotos aproveitarão para agradecer as graças alcançadas e fazer seus pedidos ao santo que é considerado o padroeiro do Maranhão.

Após a procissão, o arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, acompanhado do reitor do santuário de São José de Ribamar, padre Bráulio Ayres, e do padre Zezinho, celebrarão missa campal na concha acústica.

Show

Aguardada com grande expectativa, a apresentação do padre Zezinho emocionará os devotos que se fizerem presentes neste domingo no santuário de São José de Ribamar. O missionário, que pela primeira vez participa do festejo em homenagem ao santo, disse, por telefone, que recebeu com grande satisfação o convite para participar do festejo. “Vou fazer um show intitulado Melhores pais, Melhores filhos, no qual chamarei atenção dos católicos para a necessidade de preservamos em toda a sua plenitude os valores familiares, entre os quais destaco a compreensão, a renúncia, a busca pela felicidade, a solidariedade, o amor e a fraternidade entre outros”, afirmou.

Padre Zezinho garantiu que tem boas informações sobre a festa e reconheceu a religiosidade do povo maranhense e a devoção a São José.

Padre Zezinho está vindo a São José de Ribamar por iniciativa do prefeito Luís Fernando Silva (DEM), que se comprometeu em trazê-lo para o encerramento do festejo. Para o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Edson Calixto, todo o esforço feito pelo prefeito para assegurar a presença do missionário no encerramento da festa mostra a importância que Luís Fernando dá ao festejo de São José de Ribamar, a exemplo do respeito que ele tem pelas celebrações realizadas por outras correntes religiosas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.