SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - O aquecimento global e suas conseqüências para o planeta Terra. Esse foi o tema do desfile estudantil realizado ontem em São José de Ribamar, que contou com a participação de 2.103 alunos das redes estadual, municipal e particular de ensino. O prefeito Luís Fernando Silva (DEM), o vice-prefeito Ribamar Dourado, vereadores, líderes comunitários e cerca de cinco mil moradores assistiram ao desfile cujo ponto foi na concha acústica do Santuário de São José de Ribamar.
O desfile aconteceu ao longo da avenida Gonçalves Dias, e teve seu ponto de partida na praça do Cruzeiro em direção ao Santuário. Ao longo da via, milhares de pessoas aplaudiram os estudantes que mostraram alguns dos principais problemas provocados pelo aquecimento global: queimadas, desertificação, catástrofes marítimas, derretimento das calotas polares, poluição atmosférica e destruição da Floresta Amazônica.
Desfilaram alunos de 46 escolas municipais, três colégios estaduais e dois particulares, além do Clube de Desbravadores de São José de Ribamar e da Brigada Mirim. Também participaram do ato cívico as bandas da rede municipal de ensino, da Escola Guanabara, da Assembléia de Deus, dos Oficiais de David (Paço do Lumiar) e a Banda Estadual. O ponto de maior concentração foi na concha acústica, onde os estudantes apresentaram-se para as autoridades e fizeram demonstração de coreografias que empolgaram o público, o qual retribuiu com aplausos.
Alegria
Organizada pela Secretaria Municipal de Educação, com o apoio das demais secretarias, a festa cívica foi marcada por muita alegria de estudantes do ensino infantil, fundamental e de alunos das turmas de educação de jovens e adultos.
Para o prefeito Luís Fernando Silva, o desfile mostrou a força dos estudantes ribamarenses e a importância que sua administração dá à educação. “Este ano os estudantes desenvolveram um tema que é de extrema relevância para todos nós – o aquecimento global -, que vem sendo discutido em nossas escolas como parte das ações que temos desenvolvido para tornar nossos estudantes pessoas conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente”, disse.
Luís Fernando parabenizou os estudantes pelo belo desfile e salientou que a cada ano que passa a festa cívica em São José de Ribamar fica maior e mais bonita. Ele destacou as participações dos alunos da escola municipal Maria Amélia Bastos, dedicada à educação de pessoas portadoras de necessidades especiais, da banda marcial do município, da banda do Colégio Estado da Guanabara, fundada por ele quando era secretário de estado da Educação, e o pelotão dos ciclistas, resgatado este ano.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.