SÃO LUÍS - Já consagrado no calendário cultural maranhense, o Festival Geia de Literatura, que este ano chega a sua 3ª edição, terá início nesta quarta-feira (dia 29) no município de São José de Ribamar. A abertura oficial do evento literário acontece às 9h desta quarta no restaurante Miramar, localizado ao lado da concha acústica do santuário religioso.
Promovido pelo Instituto Geia, em parceria com a prefeitura ribamarense, o evento reunirá, até a próxima sexta-feira (dia 31), ícones da literatura maranhense, como Joaquim Itapary, Ivan Sarney, Sebastião Moreira Duarte, Laura Amélia Damous, dentre outros, que conviverão de perto com os estudantes da rede municipal de ensino repassando a eles, através de palestras e oficinas, um pouco dos seus conhecimentos.
O Festival abrirá, mais uma vez, espaço para escritores e poetas ribamarenses, como Marli de Jesus Conceição.
Este ano, a grande novidade será a participação de acadêmicos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Uniceuma e Fama. Os universitários farão apresentações de teses acadêmicas.
A exemplo das duas últimas edições, a programação do Festival Geia de Literatura 2007 será desenvolvida simultaneamente na escola municipal Diomedes Pereira (bairro J.Câmara), colégio Patronato (santuário), Igreja Matriz, Casa Paroquial e restaurante Miramar.
Na praça do santuário religioso funcionará uma feira de livros, onde os estudantes poderão ter acesso a uma diversificada coleção literária. A praça também abrigará um carro biblioteca.
O Festival vem conseguindo alcançar o seu principal objetivo, que é contribuir com a formação educacional dos estudantes e demais participantes. No final do ano passado, foram lançadas coleções de livros de poesias e poemas produzidos pelos alunos da rede municipal que participaram das duas primeiras edições do evento literário.
“A educação é um dos pilares da nossa administração. Por este motivo, o Festival, ao longo dos últimos anos, deu uma grande contribuição para o desenvolvimento deste setor em Ribamar”, afirmou o prefeito Luís Fernando Silva (DEM).
As obras foram encaminhadas para todas as escolas da rede ribamarense de ensino e também encontram-se disponíveis da Biblioteca Municipal José Sarney.
Parati em São José de Ribamar
O Festival GEIA de Literatura em São José de Ribamar, mais uma vez, está sendo organizado com base no festival literário de Parati. Organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em setembro de 2000, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão de entidades que praticam o trabalho voluntário e para o desenvolvimento de projetos voltados ao exercício da cidadania, o Instituto GEIA oferece novas oportunidades de promoção do livro e seus autores, somando-se aos esforços que visam fortalecer e incentivar o uso da linguagem e da escrita como formas de expressão primária e universal.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.