SÃO LUÍS - Durante sessão realizada na tarde da última quinta-feira, dia 9, a Câmara Municipal de São José de Ribamar aprovou, de forma unânime, indicação, de autoria do vereador Nonato Lima (PP), convocando o superintendente regional do IBGE no Maranhão, Pedro Guedelha, para que este, na próxima terça-feira (dia 14), às 16h, compareça à Casa Legislativa para prestar esclarecimentos sobre o recenseamento que está sendo realizado pelo órgão no município. O ofício convocando Guedelha foi encaminhado na manhã desta sexta-feira, dia 10.
A indicação, que foi subscrita por todos os 11 vereadores ribamarenses, é fruto de denúncias formuladas por moradores da Vila Roseana Sarney, Parque Jair, Vila Alonso Costa e Parque Araçagy dando conta de que estes quatro bairros estariam sendo recenseados para os municípios de Paço do Lumiar e São Luís.
As denúncias foram encaminhadas à Câmara Municipal e a prefeitura ribamarense. Moradores da Vila Roseana e do Parque Jair denunciaram que a população das duas localidades estariam sendo recenseadas para Paço do Lumiar. Já os moradores da Vila Alonso Costa e Parque Araçagy afirmaram que os recenseadores do IBGE estariam computando a população dos dois bairros para a capital maranhense.
- São denúncias muito graves e que devem ser esclarecidas pelo senhor Pedro Guedelha. Estas quatro localidades pertencem ao município de Ribamar. A prova mais concreta disso é que, no Censo de 2000, os quatro bairros foram recenseados como sendo de São José de Ribamar -, afirmou Nonato Lima.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Hipólito Lindoso (PSL), considerou como um erro gravíssimo por parte do IBGE a contagem populacional destes quatro bairros para São Luís e Paço do Lumiar. Além de citar o Censo realizado no ano de 2000, cujo resultado apresentado pelo próprio IBGE constatava que as quatro localidades pertencem a São José de Ribamar, Lindoso disse que nestes locais a prefeitura ribamarense vem desenvolvendo um amplo programa de obras que estão melhorando consideravelmente as condições de vidas dos seus moradores.
- A atitude do IBGE é totalmente descabida e irresponsável. Os moradores destes bairros sabem que residem em Ribamar. Não existem dúvidas sobre isso. Infelizmente, a atitude do comando do IBGE nos leva a crer que São José de Ribamar está sendo prejudicada para beneficiar a capital que, segundo o próprio órgão, não atingirá um milhão de habitantes -.
Avaliações parecidas fizeram os vereadores Bite (PDT) e Beto (PSDB). De acordo com o primeiro, o recenseamento irregular feito pelo IBGE em Ribamar é uma vergonha e precisa ser retificado. “A Câmara Municipal está unida e, de maneira alguma, deixará que o povo ribamarense seja penalizado”.
Para Beto, a denúncia formulada pelos moradores deixa evidente o desejo dos mesmos em continuarem residindo em Ribamar. “O que eu gostaria de saber é o que o senhor Guedelha tem contra o município de São José de Ribamar?”, questionou o vereador.
A retirada destes quatro bairros do território ribamarense, segundo levantamento feito pela Câmara Municipal e prefeitura ribamarense, representará uma perca populacional de aproximadamente 15 mil habitantes.
O IBGE tem até a próxima quarta-feira (dia 15) para finalizar os trabalhos de recenseamento no Estado. Os resultados deverão ser apresentados até o dia 31 deste mês. A prefeitura ribamarense possui um prazo de 20 dias, a contar da data de apresentação dos resultados, para contestar as informações obtidas através do recenseamento no município, o que deverá acontecer.
As atualizações populações apresentadas pelo IBGE nos anos de 2005 e 2006 referentes a São José de Ribamar foram contestadas pela prefeitura ribamarense.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.