SÃO LUÍS - A cidade balneária de São José de Ribamar, distante 31 Km da capital maranhense, vai respirar literatura durante os dias 23, 24 e 25 deste mês, por causa da 2ª edição do Festival Geia de Literatura.
Na programação, grandes nomes das letras e da cultura do Maranhão reunidas com a comunidade para participar de palestras, debates, mesas redondas, feira de livros e oficinas.
Depois do grande sucesso da primeira edição do evento que reuniu milhares de pessoas, entre professores, estudantes e a população em geral, São José de Ribamar volta a sediar o maior evento literário do Maranhão. As atividades serão realizadas no Ginásio Patronato São José de Ribamar, na Unidade Escolar Diomedes da Silva Pereira, na Igreja São José de Ribamar, no Salão Paroquial, na Biblioteca Pública e no Restaurante Miramar. Na Praça da Basílica será instalada a feira de livros e o carro biblioteca.
O objetivo do festival, além de difundir a literatura por meio de seus autores e estudiosos, é aproximar a população, principalmente os mais jovens, das letras.
Conhecida pelo santuário consagrado dedicado ao santo padroeiro dos maranhenses, São José de Ribamar torna-se, com o evento, a cidade das letras.
A grande novidade desta 2ª edição do Festival será o aumento no número de palestrantes, que este ano serão aproximadamente 50.
Personalidades ligadas ao teatro, artes, pesquisa e literatura estarão presentes nos três dias do evento. A Academia Maranhense de Letras (AML) não poderia ficar de fora e será representada durante o Festival Geia de Literatura por seu presidente Joaquim Itapary e por membros como Jomar Moraes, José Chagas, Ubiratan Teixeira (todos cronistas de O Estado), Antônio Martins de Araújo, Sonia Almeida e Ceres Costa Fernandes, entre outros.
O teatrólogo e professor da Universidade Federal do Maranhão Aldo Leite, o poeta Luís Augusto Cassas, compositor Luís Bulcão, professora Márcia Manir, maestra e coreógrafa Olinda Saul, atriz Sandra Cordeiro, antropólogo Sérgio Ferretti, escritora Arlete Nogueira, professora Sônia Tereza Ferreira, escritor e jornalista Wilson Marques, entre outros nomes, também marcarão presença no Festival.
Outra novidade são as atrações culturais. O Ballet Olinda Saul, por exemplo, apresentará o espetáculo Dom Quixote, no ginásio do Patronato São José de Ribamar e o Coral da Universidade Federal do Maranhão apresentará um repertório composto de músicas eruditas maranhenses.
PROGRAMAÇÃO
Este ano serão oferecidas ainda sete oficinas, sendo seis realizadas no Salão Paroquial e uma, voltada para professores, na biblioteca pública. Os temas trabalhados serão A Literatura Infanto-Juvenil: do Texto Formal ao Texto Lúdico; Criação Literária; Fábrica de Letras; Noções de Lingüística e de Literatura Para o Trabalho com o Texto em Sala de Aula; Fábrica de Brinquedos; O Texto Literário em Sala de Aula: Reflexões Sobre a Abordagem do Livro Didático e Biblioteca e Pesquisa Escolar.
A cada dia, no resturante Miramar acontecerá um debate. No primeiro dia o tema será Nina Rodrigues, tendo como conferencista o imortal e ex-presidente da Academia Maranhense de Letras (AML) Jomar Moraes como debatedores Regina Farias, Sérgio Ferretti, Mundinha Araújo e Joaquim Itapary, presidente da AML.
No segundo dia o tema será Filosofia, Leitura e Literatura, com a professora e imortal Sonia Almeida e debatedores Joseane Maia, Beatriz Saboia, Margarida Patriota e Joaquim de Oliveira Gomes. No último dia, o tema discutido será Literatura Maranhense X Literatura do Maranhão, como conferencista Sebastião Moreira Duarte e debatedores José Chagas, Joaquim de Oliveira Gomes e Vanda Rocha.
Entre outros temas que serão trabalhados durante o Festival Geia de Literatura estão A Poesia dos Cantadores, com Luís Bulcão; O Fazer Teatral, com Aldo Leite; Aspectos Sociais da Poesia Maranhense Contemporânea, com José Neres; Poesia: Uma Jornada da Alma, com Luís Augusto Cassas; A Literatura na Construção Social da Infância, com Kilza Fernanda Viveiros; O Fazer Teatral, com Ubiratan Teixeira, entre outros. Assim como aconteceu ano passado, a feira de livros movimentará a Praça da Basílica com publicações de várias editoras.
Serviço
[ EVENTO ]
Festival Geia de Literatura
[ quando ]
Dias 23, 24 e 25
[ onde ]
São José de Ribamar
(distante 31km de São Luís)
[ entrada]
franca ]
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.