Combate à hanseníase é tema de capacitação em Ribamar

Atualizada em 27/03/2022 às 14h23

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São José de Ribamar iniciou, nesta terça-feira (02), no restaurante Miramar, localizado na sede do município, a primeira capacitação em ações básicas de controle da hanseníase.

Estão participando da capacitação cerca de 90 profissionais - entre médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem e dentistas – que trabalham nas unidades de saúde do município. Estes profissionais estão recebendo informações sobre como diagnosticar a doença e acompanhamento de pacientes com hanseníase. A capacitação está sendo ministrada pela enfermeira e coordenadora estadual do programa de combate à hanseníase, Léa Márcia Melo da Costa, e pela médica sanitarista e hansenóloga, Dilma Maria Lima Rocha.

A parte teórica da capacitação foi realizada nesta terça e terá continuidade durante todo o dia de quinta-feira (dia 04). Na manhã desta quarta-feira (dia 03), os profissionais do setor de saúde da Prefeitura ribamarenseparticiparão da aula prática, que será ministrada no Centro de Saúde Genésio Rêgo, na Vila Palmeira. Na aula prática, os profissionais terão a oportunidade de acompanhar de perto pacientes com a doença e também diagnosticar possíveis novos casos. “A Prefeitura de Ribamar está dando um grande exemplo realizando está capacitação”, comentou Léa Márcia.

No mês passado, a Prefeitura ribamarense realizou, também nas dependências do restaurante Miramar, a primeira capacitação em ações de diagnóstico e tratamento da tuberculose.

A ação fez parte do Plano Municipal de Controle da Tuberculose e reuniu médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem que trabalham nas unidades de saúde do município. As palestras e oficinas sobre tuberculose foram ministradas pelas enfermeiras Lurdes Raposo e Jesus Paiva, ambas da Secretaria Estadual de Saúde, além de uma médica do quadro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Além da capacitação dos profissionais da área da saúde, a Prefeitura ribamarense disponibiliza, de forma gratuita, em todas as suas unidades de saúde, medicamentos para tratar estes tipos de doença.

Com informações da prefeitura de São José de Ribamar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.