SÃO LUÍS - A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta terça, 11, e quarta-feira, 12), a partir das 8h30, no restaurante Miramar, localizado na sede do município, a primeira capacitação em ações de diagnóstico e tratamento da Tuberculose.
A ação faz parte do Plano Municipal de Controle da Tuberculose e irá reunir médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem que trabalham em todas as unidades de saúde do município. Ao longo destes dois dias, estes profissionais receberão informações sobre o diagnóstico e tratamento da doença.
As palestras e oficinas serão ministradas pelas enfermeiras Lurdes Raposo e Jesus Paiva, ambas da Secretaria Estadual de Saúde, além de uma médica do
quadro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A Prefeitura vem realizando ações na área da saúde direcionadas para o controle e prevenção
de doenças como Dengue, Tuberculose, Hanseníase, dentre outras.
O objetivo é reduzir os índices de contaminação e estabelecer um controle. Além da capacitação dos profissionais da área da saúde, o programa é disponibiliza de forma gratuita, em todas as suas unidades de saúde medicamentos para tratar estes tipos de doença.
Com relação a Tuberculose, no mês passado a Secretaria Municipal de Saúde realizou ações de mobilização em todas unidades de saúde do município contra a doença.
As ações fizeram parte do cronograma de trabalho referente ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose.
O trabalho envolveu todos os profissionais da saúde, além de professores da rede municipal de ensino e voluntários. Nas 21 unidades de saúde do
município, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, dentre outros profissionais, repassaram informações aos moradores sobre os sintomas da doença e a importância de procurar o posto de saúde mais próximo tão logo a pessoa esteja sentindo alguns dos sintomas.
O mesmo trabalho de orientação e prevenção foi desenvolvido nas escolas da rede municipal pelos professores e voluntários, através de entrega de
material didático e panfletos informativos.
Em 2005, foram identificados 94 casos suspeitos, sendo que 64 foram confirmados. Não foi registrado nenhum óbito.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.