Ribamar inicia vacinação contra a febre aftosa

Atualizada em 27/03/2022 às 14h33

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, lançou na manhã desta quarta-feira (dia 09), na sede da Associação do Duguai, no bairro da Mata, a campanha municipal de vacinação contra Febre Aftosa.

O bairro foi escolhido para dar o ponta-pé inicial da campanha porque reúne o maior número de criadores de gado do município.

A Prefeitura ribamarense adquiriu, com recursos próprios, 1.200 doses da vacina que serão distribuídas gratuitamente para os criadores do município. O rebanho de Ribamar não ultrapassa as 1.800 cabeças de gado, segundo levantamento elaborado pela Secretaria Municipal de Agricultura.

A vacinação será realizada por técnicos da própria Secretaria. A previsão é de que em duas semanas, todo o rebanho ribamarense tenha sido vacinado.

"Apesar de possuirmos um rebanho pequeno, o governo municipal está preocupado com a questão da Aftosa em Ribamar. Por este motivo, estamos doando as vacinas e disponibilizando todo o suporte técnico para os nossos criadores", explicou o prefeito Luís Fernando Silva (PFL), que comandou a cerimônia de lançamento da campanha.

Luís Fernando fez questão de frisar que, mesmo não estando recebendo nenhum apoio financeiro do governo do Estado para combater a Aftosa no município, a Prefeitura ribamarense não medirá esforços para continuar contribuindo para melhorar a qualidade do rebanho bovino.

A solenidade de lançamento da campanha de vacinação contra Aftosa contou com a participação de criadores e de lideranças políticas e comunitárias de Ribamar.

Proprietário de 20 cabeças de gado no bairro da Matinha, José Vicente Lima, elogiou a iniciativa do governo municipal. De acordo com ele, pela primeira vez na história da cidade balneária estão sendo desenvolvidas ações de preservação e melhoria do rebanho bovino.

Para o vice-prefeito de Ribamar, Ribamar Dourado (PMDB), vacinar o rebanho bovino é uma ação que merece destaque, visto que, trata-se de cuidar da saúde de um modo geral. "O boi vacinado não trará nenhum mal para os nossos consumidores", avaliou.

Avaliação parecida fez o presidente da Câmara Municipal de Ribamar, vereador Francisco Moraes (PP). Segundo ele, a Prefeitura ribamarense deu um importante passo no que diz respeito a melhorar os indicadores de saúde e sociais da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.