SÃO LUÍS - A Prefeitura de São José de Ribamar e o Conselho Comunitário e Social do Complexo do Cohatrac (Comunic) promovem nesta sexta-feira (dia 12) uma vasta programação com o objetivo estimular o debate visando criar mecanismos para revitalizar a reserva do Itapiracó.
A programação, que terá início a partir das 8h no posto do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, localizado dentro da reserva, faz parte do projeto S.O.S Itapiracó II – Pela revitalização da reserva florestal do Itapiracó.
O projeto foi idealizado pelos membros do Comunic e está recebendo o apoio da Prefeitura ribamarense e de outros parceiros.
Parque ambiental
Os membros do Comunic aproveitarão a oportunidade para apresentar o projeto "Parque Ambiental do Itapiracó".
O projeto consiste na criação de um conselho que irá gerir o espaço da reserva, desenvolvendo ações de recuperação da área degradada, como replantio de árvores e repovoamento com animais.
A reserva do Itapiracó foi transformada em área de preservação ambiental no governo Roseana Sarney. A área possui 322 hectares. No entanto, de acordo com informações do Comunic, a área foi reduzida a aproximadamente 300 hectares devido a proliferação de invasões.
A maior parte da reserva – 78% do seu território – pertence ao município de São José de Ribamar. A outra parte fica localizada em São Luís.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.