Confira algumas dicas de segurança para brincar no Lava-Pratos

O mais antigo carnaval fora de época do país acontece no balneário de São José de Ribamar.

Jornal O Estado do MA

Atualizada em 27/03/2022 às 14h51

SÃO LUÍS - Milhares de foliões devem ‘invadir’ neste domingo a cidade de São José de Ribamar para participar do 53º Carnaval Lava-Pratos, que tem seu ponto alto hoje.

Durante todo dia e à noite, agremiações carnavalescas de São Luís estarão desfilando no circuito Cruzeiro/Centro/Campina e quatro bandas farão a animação na avenida Beira-Mar.

Para garantir a segurança dos foliões, 400 policiais militares e 200 seguranças contratados pela Prefeitura estarão patrulhando as ruas da cidade e as estradas de acesso ao município. Quatro pontos de atendimento médico estarão funcionando.

Conciliar diversão e preservação do santuário de São José, dar aos visitantes e aos foliões locais com segurança e o máximo de comodidade, além da geração de renda são, segundo o prefeito Luís Fernando Silva, os grande objetivos da Prefeitura de São José de Ribamar com a promoção do 53º Carnaval Lava-Pratos.

Segundo Luís Fernando, para evitar danos ao santuário, nenhuma agremiação carnavalesca, passará por lá, o que reduzirá sensivelmente o movimento de pessoas no caminho de São José, por exemplo, onde estão as imagens do santo padroeiro do Maranhão. “Assim estaremos garantindo que todas as atividades religiosas sejam realizadas sem problemas e preservando o santuário”, assegurou o prefeito.

Segurança

O comandante do Policiamento Metropolitano da PM, coronel Antônio Pinheiro Filho, informou que a Polícia Militar estará hoje em Ribamar com 400 homens, divididos em três giros, incluindo 30 conjuntos da Polícia Montada. Para o policiamento da cidade e das vias de acesso ao município serão utilizadas 11 viaturas. A Polícia Militar instalará também barreiras de redução de velocidade na MA-201 e na 206, além de dar apoio no policiamento de trânsito na área urbana da cidade.

Para integrar a força que fará o policiamento no Lava-Pratos, o coronel Pinheiro Filho, explicou que foi feito remanejamento de policiais dos 1º, 6º, 8º e 9º batalhões e que o comando da operação será do major Heron Santos, comandante do 6º Batalhão, que tem jurisdição sobre São José de Ribamar.

O QG será na sede da 4ª Companhia de Polícia, sediada na cidade balneária. O oficial recomenda aos foliões que evitem portar originais de documentos pessoais, cartões de crédito, carteiras de trabalho e jóias. Qualquer situação de furto, roubo ou outro crime, deve ser imediatamente comunicada a um policial mais próximo. O comandante faz uma série de recomendações também para quem for de carro próprio ou estiver com crianças (ver quadro).

Dicas de segurança

Evite andar em ruas mal iluminadas, mesmo que seja para diminuir o seu percurso.

Não aceite caronas de pessoas desconhecidas.

Celulares: em locais de aglomerações evite expor o seu celular. Em caso de perda ou roubo, registre a ocorrência no Distrito Policial e comunique à empresa de telefonia.

Suas chaves devem ser levadas no bolso, jamais dentro da bolsa.

Jamais leve em sua bolsa objetos de valor, sem que seja necessário.

Evite andar com muito dinheiro no bolso, pois pode chamar a atenção de assaltantes.

Evite mostrar grande quantidade de dinheiro, na frente de outras pessoas. Separe o dinheiro necessário para suas despesas.

Não confira dinheiro em público.

Quando for retirar dinheiro no banco, guarde-o com cuidado, e verifique se não está sendo seguido.

Evite sair nas ruas com jóias ou bijuterias com aspecto de valor, pois podem chamar a atenção de ladrões. Em caso de assalto, não reaja pois os ladrões sempre andam juntos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.