SÃO LUÍS - Será realizado na próxima segunda-feira, 29, às 10h, a inauguração do Projeto Mel, desenvolvido pelo governo do Estado em parceria com a Gerência de Agricultura e Pecuária e Desenvolvimento Agrário (Geagro).
O projeto, que será implantando em 27 localidades de diferentes regiões do Estado, vai começar pela grande São Luís, no assentamento agrícola de Bom Jardim I, no município de São José de Ribamar.
Com a implantação das unidades demonstrativas de melicultura serão beneficiadas 270 famílias, o que representa cerca de 1.350 produtores rurais. Além de produtores da região Metropolitana serão beneficiados os da Baixada Maranhense, do Munim e Lençóis Maranhenses, Lagos Maranhenses, Alto Turi, Baixo Parnaíba, Leste Maranhense, Itapecuru, Centro Maranhense, Presidente Dutra e Sertão Maranhense.
Os 27 projetos de meliponicultura, que serão implantados em todo o Estado terão cada um 50 colméias povoadas com abelhas nativas.
O Projeto Mel está inserido no Programa de Promoção e Desenvolvimento de Arranjos de Sistemas Produtivos Locais.
Em cada comunidade contemplada foi selecionada uma associação constituída por famílias de produtores. Elas receberão suas próprias abelhas e um galpão construído para abrigar as colméias e os estantes para implantação do Meliponário.
A Geagro disponibilizará assistência técnica por meio das Casas da Agricultura Familiar e consultoria especializada e orientação sobre as legislações federal e estadual, que tratam da conservação e preservação das espécies e dos ecossistemas e também das etapas de beneficiamento e comercialização da produção.
O potencial econômico da meliponicultura, em um grupo de 50 colméias de abelhas nativas, produz em média três quilos de mel por colméia/ano. O valor do mel praticado no mercado consumidor varia entre R$ 15,00 a R$ 30,00 o quilo, dependendo da região onde ele é produzido e comercializado.
O mel das abelhas nativas é uma substância energética natural rica em nutrientes necessários à saúde humana como sais minerais, aminoácidos, proteínas, açúcares e vitaminas.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.