Procissão encerra Festejo em São José de Ribamar

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

O público que prestigiou o festejo de São José de Ribamar de 2002, que se encerrou ontem, está sendo considerado o maior de todos os tempos. Segundo estimativa da Polícia Militar (PM), cerca de 100 mil pessoas estiveram na procissão que encerrou o festejo no final da tarde de ontem, mas cerca de 300 mil podem ter passado pela Cidade Santuário para o último dia da festa em homenagem ao santo padroeiro do Maranhão.

A Igreja de São José de Ribamar lotou em todas as missas durante o dia de ontem. Receber a hóstia consagrada já poderia até ser considerada uma penitência. Na última missa do dia, a comunhão com Cristo durou quase 25 minutos e ainda houve fiéis que não conseguiram comungar. Alguns tiveram mesmo de se contentar em assistir à missa pelas espias de ventilação dos vitrais. Fora da igreja, uma multidão de fiéis, que foram ao santuário agradecer as graças alcançadas, se preparavam para participar da procissão que encerra o festejo.

Procissão - Durante a procissão, a emoção tomou conta do público, especialmente quando a imagem de São José de Ribamar – que esse ano foi levada em um andor em forma de barco – passava. Os moradores, que esperavam pela passagem do santo nos sobrados da rua principal da cidade, saldavam São José de Ribamar com chuvas de papel picado, balões e aplausos.

Para a organização do festejo, o público superou todas as expectativas. O padre Braúlio Aires, pároco de São José de Ribamar e um dos organizadores do festejo, ficou surpreso. “Foi uma surpresa muito grande para nós. Todo esse povo aqui na cidade só demonstrou a fé que o maranhense tem no santo. Nem mesmo os mais otimistas acreditavam que poderíamos ter um volume tão grande de pessoas aqui na cidade”, destacou o pároco.

Opiniões - O bispo de Crateús, Dom Jacinto Brito, que é natural de Bacabal e foi convidado esse ano para participar da festa, se surpreendeu com o número de fiéis que compareceram ao santuário. “Eu acompanhava o festejo quando era seminarista em São Luís. Sempre soube que a devoção do povo maranhense para o santo era grande, mas não imaginava a dimensão que a festa tinha hoje. Acho que o embalezamento e a nova igreja trouxeram um outro ânimo para a festa”, ponderou.

O governador José Reinaldo Tavares afirmou que a presença popular representava a força da fé do maranhense. “Não resta dúvida de que São José de Ribamar personifica a fé do maranhense. Esse público que chega à casa das centenas de milhares de pessoas demonstra que o estado sabe cultivar a sua cultura. É um grande público para um santo que é a personificação da crença católica no estado”, disse.

A ex-governadora Roseana Sarney e o senador Edison Lobão também estiveram na Cidade Santuário e participaram da procissão em homenagem ao santo padroeiro do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.