SÃO BENTO - As Agências Estaduais de Defesa Agropecuária (AGED) e de Pesquisa e Extensão do Rural (AGERP) promoveram reunião em São Bento para tratar sobre a regularização sanitária das queijarias instaladas no município. O encontro, que contou com a presença dos produtores de queijo, técnicos de ambas as Agências e de vereadores, aconteceu no auditório da Prefeitura de São Bento.
Com o apoio e incentivo para a regularização sanitária dos empreendimentos que produzem queijo no município, o próximo ponto da pauta foi debater sobre a implantação e as vantagens de adesão ao Selo Arte.
De acordo com o gestor da Unidade Regional da AGED de Viana, Carlos Eduardo Aguilar, o Selo Arte chancela a qualidade do produto, dando segurança ao consumo do mesmo e inocuidade. Ele disse que um empreendimento registrado na AGED, possibilita a venda legalizada em todo o Estado do Maranhão, pois será acompanhado pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE).
Continua após a publicidade..
“Ter registro no SIE pode possibilitar que o empreendimento, futuramente, ganhe o mercado nacional através da adesão ao SISBI-POA. Isso gera possibilidade de aumento de produção, legalização do escoamento de produção, geração de empregos, de renda e de melhoria de vida à comunidade local”, explicou.
Como demandas da reunião, a AGED, sendo o órgão que faz a parte da fiscalização dos produtos de origem animal, se dispôs, juntamente com a AGERP, a fazer um levantamento do número de produtores que poderiam adentrar ao projeto, assim como o volume de leite que produzem, para que a planta do laticínio pudesse ser dimensionada de forma a atendê-los. Além disso, a AGED pode prestar toda orientação técnica na escolha do terreno, avaliação do projeto e demais tópicos que a compete.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias