SANTA INÊS - A cidade de Santa Inês (MA) vai receber a primeira unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A iniciativa também envolve a capacitação de 36 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas, que vão atuar no atendimento de urgência e emergência da região. O investimento de mais de R$ 800 mil , faz parte da contrapartida prevista no Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), vinculada ao Programa Mais Médicos.
A capacitação está sendo realizada em módulos teóricos e práticos, com foco em situações reais de atendimento pré-hospitalar. Dentre os cursos oferecidos, destacam-se o Suporte Básico à Vida (SBV) e o Curso Integrado de Emergências Cardiológicas e Suporte Avançado no SAMU, ambos com uso de simulações realísticas, manequins de alta fidelidade e treinamentos que incluem desde RCP de alta qualidade até manejo de múltiplas vítimas.
O curso de SBV possui carga horária de 8 horas e é voltado para o reconhecimento e tratamento imediato de emergências cardiovasculares e respiratórias. Já o módulo de emergências cardiológicas oferece 16 horas de treinamento, preparando os profissionais para o uso de desfibriladores, medicamentos e técnicas avançadas de suporte à vida.
Com a nova unidade do SAMU em funcionamento, a cidade terá maior cobertura para o atendimento de emergências e redução no tempo de resposta em situações críticas. A unidade deve começar a operar nos próximos meses, após a conclusão dos treinamentos e testes operacionais. Dessa forma, a população contará com um serviço de urgência moderno, estruturado e com profissionais capacitados para atuar nas situações de risco.
A previsão é que a unidade entre em operação nos próximos meses, após a finalização dos treinamentos e testes operacionais.
Saiba Mais
- Lula entrega 789 novas ambulâncias para a frota do Samu
- SAMU 192 no Maranhão: conheça os serviços prestados pelo atendimento móvel de urgência
- Em São Luís, Samu conseguiu atender somente 10% das chamadas em 2023
- Sem reajuste salarial e com ambulâncias quebradas, servidores do Samu cruzam os braços em SL
- Por melhores salários, profissionais do Samu realizam paralisação em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias