Santa Inês realiza Conferência Municipal da Saúde

Atualizada em 27/03/2022 às 13h57

SANTA INÊS - A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Santa Inês aconteceu no auditório da Prefeitura de Santa Inês, iniciando às 9 da manhã da última terça-feira, com o tema: Saúde e qualidade de vida - política de estado e desenvolvimento. Foi destacada a relevância dos desafios para a efetivação do direito humano à saúde no século XXI, priorizando a participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde, na elaboração de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida.

A Secretária Municipal de Saúde, Dra. Elizabeth Fernandes ressaltou que a Conferência é o foro próprio para discussão e deliberação dos problemas e soluções. O evento foi aberto à comunidade e teve participação de diversos segmentos da sociedade.

Um dos tópicos tratados foi a implementação do Sistema Único de Saúde no Município com a intenção de fortalecer o controle social sobre a saúde nas esferas municipal e estadual.

O Prefeito Roberth Bringel ao abrir o evento falou sobre as ações de saúde no Município e disse aos presentes que no Brasil, continua-se brincando de fazer as coisas e com a saúde não é diferente. O financiamento para as ações de saúde é insuficiente, tendo em vista que deveria ser através das três esferas do governo, o que não acontece, cabendo ao município a maior responsabilidade.

Continua após a publicidade..

A Dra. Maria Áurea Sousa e Silva, Consultora de Saúde da Federação dos Municípios Maranhenses, FAMEM, expôs um painel que tornou mais claro aos presentes as intenções do tema geral: Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento. Mais uma vez foi ressaltado a importância da participação popular como forma de fortalecer o controle social e da harmonia entre União, Estado e Municípios.

.O Professor Franscimar Ferreira (movimento negro) ex-conselheiro tutelar usou da tribuna e falou que a conferência é o espaço legítimo para que os problemas e soluções para a questão local sejam apontados. Eu me orgulho de ter recebido o convite da Secretária de Saúde, Elizabeth Fernandes, e estou aqui para contribuir com as discussões, completou.

No encerramento dos trabalhos foram escolhidos os 04 delegados para a Conferência Estadual obedecendo às determinações da Lei 8.142/90 com 25% de representantes do poder público e prestadores de serviços de saúde, 25% de representantes dos trabalhadores da saúde e 50% de representantes da sociedade civil, usuários do SUS.

A organização da Conferência faz uma análise positiva dos debates e agora vai preparar o relatório sintetizando o que foi a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Santa Inês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.