Saúde animal

Santa Inês: agropecuaristas são alertados para vacinação contra febre aftosa

Imirante.com e Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 14h23

SÃO LUÍS - Os criadores de gado têm até o dia 31 de maio para vacinar o rebanho contra a febre aftosa. Só na região do vale do Pindaré, cerca de 500 mil cabeça de gado devem ser imunizadas.

A campanha faz parte do programa nacional de erradicação da febre aftosa. O Maranhão é considerado, atualmente, área de médio risco de contaminação da doença. Dado que impede os pecuaristas de exportar carne bovina.

Somente com a classificação 'baixo risco' o estado está liberado para vender o produto para outros países. Em todo Maranhão deverão ser vacinadas 5 milhões e 900 mil cabeças de gado.

Continua após a publicidade..

A etapa anterior teve que ser prorrogada de novembro de 2005 para janeiro de 2006 por falta de vacina no mercado. De acordo com a coordenação do Programa de Combate à Febre Aftosa no Vale do Pindaré, o problema não deverá se repetir.

6 mil criadores já foram cadastrados e o trabalho de fiscalização e conscientização deverá ser intensificado nos próximos dias. Nos municípios da região já estão disponíveis 120 mil doses da vacina em casas especializadas na venda de produtos rurais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.