PORTO RICO DO MARANHÃO - Em virtude de irregularidades constatadas em diversas licitações, todas na modalidade de pregão presencial, efetuadas pela prefeitura do município de Porto Rico (termo judiciário da Comarca de Cedral), o Ministério Público do Maranhão expediu, no último dia 19 de maio, recomendação à prefeita Rosa Ivone Braga, para a anulação dos referidos certames.
Formulou a manifestação o promotor de justiça Ariano Tércio Silva de Aguiar, da Comarca de Cedral. Estão sendo questionados os pregões para aquisição de produtos de higiene e limpeza, aquisição de material de expediente, contratação de serviço de limpeza urbana, contratação de serviço de manutenção de iluminação pública, aquisição de alimentação para viagem, contratação de serviço para o acompanhamento da Comissão Permanente de Licitação, locação de veículos e contratação de consultoria contábil.
Continua após a publicidade..
De acordo com a apuração do MP-MA, as licitações restringiram a competitividade e ofenderam os princípios da igualdade, publicidade e moralidade, contrariando a Constituição Federal, a Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade), Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações) e Lei nº 9.755/98 (Pregão).
O edital foi publicizado, unicamente, em veículo de baixa circulação e somente uma empresa participou de oito dos nove certames avaliados. Além disso, foi atestado que somente uma pessoa retirou o edital de licitação e participou dos certames nas licitações.
Saiba Mais
- Justiça anula expulsão de alunas que foram afastadas de escola militar por chamar diretor de 'você'
- Justiça determina soltura de dez dos 21 torcedores uruguaios no Rio
- Polícia Federal prende candidato a vereador com mandado de prisão pelo 8/1
- AGU defende rejeição de ações contra suspensão da rede social X
- AGU recorre de decisão do TCU sobre presente recebido por presidentes
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias