DESABAMENTO DE PONTE

Defesa Civil decreta emergência em Porto Franco

Defesa Civil reconhece emergência após desabamento da ponte Juscelino Kubitschek e libera acesso a recursos federais.

Ipolítica

desabamento da ponte Juscelino Kubitschek (Foto: Reprodução)

PORTO FRANCO - O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta quinta-feira (25) a situação de emergência em Porto Franco (MA). O motivo é o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, que liga a BR-010 (Belém–Brasília) à BR-226, no Tocantins. A portaria nº 2.938 com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Impacto do desastre

O colapso da ponte, ocorrido no fim do ano passado, provocou a queda de sete veículos no rio Tocantins, incluindo três que transportavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas.
O incidente causou graves danos humanos, materiais e ambientais, atingindo especialmente as comunidades ribeirinhas que dependem do rio.

Acesso a recursos federais

Com o reconhecimento federal, a prefeitura de Porto Franco já pode solicitar apoio financeiro para ações emergenciais, como:

Compra de cestas básicas e água mineral;

Refeições para trabalhadores e voluntários;

Kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório.

Atualmente, o Maranhão contabiliza 19 reconhecimentos de emergência, sendo:

11 por chuvas intensas;

3 por estiagem;

2 por colapso de edificações;

2 por alagamentos;

1 por erosão continental/boçorocas.

Como solicitar recursos

Municípios em situação de emergência ou calamidade devem encaminhar pedido de ajuda por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Após a aprovação, é publicada nova portaria no DOU com o montante liberado.

Capacitação para agentes

A Defesa Civil Nacional oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. As formações visam qualificar os profissionais de proteção e defesa civil em todas as esferas de governo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.