Maranhão

Comarca de Pinheiro fará casamento comunitário

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h44

PINHEIRO - A Comarca de Pinheiro (Baixada Maranhense) promoverá hoje o casamento comunitário de 60 casais de pescadores. Na quarta-feira (15), foi realizada audiência pública com foco nas ações que a Comarca desenvolveu durante o ano e no plano de trabalho para 2011.

A audiência foi realizada no salão do júri do Fórum Desembargador José Maria de Jesus Marques e reuniu os quatro juízes que atuam na Comarca, a comunidade, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Igreja e políticos. “Prestamos contas à sociedade”, disse o juiz Júlio César Praseres, da 2ª Vara de Pinheiro.

A reestruturação física do fórum, o Esforço Concentrado de julho – e que efetivou 350 audiências em série, relacionadas a processos do Juizado Especial Cível e a ações de alimentos – e os resultados da Semana da Conciliação e as audiências noturnas foram detalhados na audiência.

Reduzir ao máximo o acervo de 9 mil processos físicos e eletrônicos do Juizado Cível e Criminal, inaugurado em agosto, será o desafio da Comarca no próximo ano.

Continua após a publicidade..

Processos - Diante do volume elevado de processos para julgamento e da demanda crescente, os juízes Julio Praseres, Anderson Sobral (diretor do fórum), Lavínia Macêdo Coelho e Alexandre Mesquita pretendem atuar em frentes de trabalho.

O corregedor-geral da Justiça, Antonio Guerreiro Júnior, ressaltou que o Projeto Pauta Zero chegará a Pinheiro até março. A proposta é realizar ali esforço idêntico ao de Vitória do Mearim, quando 3.051 processos foram examinados por 16 juízes em uma semana.

O Pauta Zero foi criado pela Corregedoria para atender comarcas estaduais com estoque processual muito alto.

Pinheiro encerra o ano judiciário hoje com casamento comunitário, que será realizado às 9h, na Colônia de Pescadores Z-13. Júlio Praseres celebrará a cerimônia com a ajuda de um juiz de paz. Em 2011, o magistrado quer realizar casamentos comunitários mensais com segmentos específicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.