Tragédia

“Só escutei a pancada”: passageiro relata queda de ônibus no MA

Veículo saiu da pista na BR-222, deixou dois mortos e 14 feridos; sobreviventes contam como conseguiram escapar.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 07/04/2026 às 15h17

PINDARÉ-MIRIM - O lavrador Raimundo Josino, um dos sobreviventes do acidente envolvendo um ônibus interestadual e três carros, que deixou dois mortos e 14 feridos nessa segunda-feira (6), na BR-222, no Maranhão, relatou à TV Mirante o momento do impacto antes do veículo cair em um açude às margens da rodovia.

Raimundo era passageiro de um ônibus da empresa Porto Rico, que fazia o trajeto de Teresina (PI) para Goiânia (GO). O acidente aconteceu cerca de 15 quilômetros após o veículo sair de Santa Inês. Ele viajava com a esposa e a irmã, e os três sobreviveram.

“Eu tava lá quieto e só escutei a pancada. Aí o carro virou e caiu dentro da água. Depois foi cada um por si, eu escapei, minha esposa e uma irmã minha. Nós saímos pela frente”, relatou.

Acidente na BR-222: ônibus cai em açude após desviar de carros. (Foto: Divulgação/CBMMA)

Sobreviventes contam momentos de desespero

Outra sobrevivente, a professora Leda Maria Sousa, também relatou o momento em que conseguiu sair do ônibus junto com o filho.

“Eu com meu filho do meu lado pedi socorro. E quebraram o vidro do ônibus, Deus me deu forças e conseguimos sair”, contou.

Duas pessoas morreram no acidente

O acidente aconteceu por volta das 16h dessa segunda-feira e deixou duas pessoas mortas: o motorista do ônibus, Wilami Tavares da Silva, de 42 anos, natural de Tucuruí (PA), e a passageira Maria Rita da Silva, de 81 anos, natural de Caxias (MA), que seguia para Imperatriz.

Outras 14 vítimas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Santa Inês.

O motorista do carro que teria provocado a ultrapassagem sofreu traumatismo craniano e está internado em estado grave.

Como aconteceu o acidente

Segundo testemunhas, o acidente ocorreu após um carro de passeio ultrapassar outros dois veículos que vinham acoplados. Para evitar uma colisão frontal, o motorista do ônibus tentou desviar, mas acabou atingindo o carro e caiu no açude.

Um dos carros envolvidos na tragédia na BR-222. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Veículo foi retirado da água

Ainda na noite de segunda-feira, o ônibus foi içado com o apoio de retroescavadeiras e levado para a beira do açude. Na manhã desta terça-feira (7), o veículo ainda permanecia no local.

Equipes também realizaram uma varredura na área para verificar a possibilidade de outras vítimas. A ação contou com o uso de drone equipado com sensor térmico.

Procurada, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda não informou quando o ônibus será retirado do local nem se o veículo estava em situação regular.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.