SÃO LUÍS - Foi de 100% o retorno dos 25 apenados beneficiados com a saída temporária do Dia das Mães na Comarca de Pedreiras. Os reeducandos fazem parte do grupo assistido pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Pedreiras e Região, entidade parceira das instituições que atuam na ressocialização de presos.
Para o juiz Marco Adriano Ramos Fonseca, titular da 1ª Vara da comarca e respondendo pela 2ª Vara, que tem a competência para a Execução Penal, o retorno de todos os beneficiados reflete o trabalho desenvolvido pela APAC junto aos apenados.
Na véspera da saída, na quinta-feira (08), o magistrado esteve com os apenados que seriam beneficiados. Das 17h até as 21h, Marco Adriano conversou, explicou a oportunidade de reinserção na família que esses contemplados com o benefício estavam tendo. “Todos compreenderam. Não houve incidentes”, declara o juiz.
Continua após a publicidade..
Qualificar e entreter - Ressaltando a disciplina desenvolvida através do método APAC, o magistrado ressalta a jornada de trabalho dos reeducandos, que começa às 6h e encerra às 18h. Segundo o juiz, desempenham atividades agrárias em uma horta e produzem a própria alimentação. Também participam de oficinas e cursos, afirma, ressaltando o diferencial representado pelo método, nas palavras do juiz o de “qualificar e entreter”.
Segundo Leonilson, um dos contemplados com o benefício, os sete dias de saída temporária foram “bem aproveitados ao lado dos familiares”. O recuperando se diz compromissado com o cumprimento da pena, e destaca a presença do juiz na unidade, mantendo diálogo com os apenados, o que, na visão dele, garante que os benefícios de todos sejam sempre vistos nos dias corretos, sem atrasos.
Saiba Mais
- Déficit de vagas no sistema carcerário do Brasil passa de 174 mil
- Maranhão adere nesta segunda-feira (18) iniciativa nacional contra superlotação em presídios
- Câmara aprova prisão domiciliar para gestantes e mães
- Lei de drogas tem impulsionado encarceramento no Brasil
- Quantidade de presos no Brasil é quase o dobro do número de vagas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias