PAÇO DO LUMIAR – Uma obra de pavimentação iniciada, há nove meses, na avenida Quatro no Conjunto Abdalla, em Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís, não foi concluída deixando os moradores com dificuldades de mobilidade com a chegada das chuvas.
As imagens acima foram registradas pelo repórter cinematográfico da TV Mirante, Juvêncio Martins. Em poucos minutos de chuva, a rua ficou totalmente alagada, na manhã desta terça-feira (19).
O material do serviço de infraestrutura, que seria para o calçamento com bloquetes na rua Quatro do bairro, foi todo arrastado pela enxurrada. A água se juntou com a areia deixando um lamaçal na rua.
Os moradores reclamam da situação. Sem a conclusão da obra no período de estiagem, eles sofrem com alagamentos e uma via com buracos e sem nivelamento para um tráfego seguro.
Continua após a publicidade..
Ao Imirante.com, por meio de nota, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu) de Paço do Lumiar informou que, por motivos técnicos e operacionais, a obra está paralisada. A pasta disse, ainda, que a retomada dos trabalhos no Conjunto Abdalla está previsto para ‘breve’, mas não deu uma data precisa.

Alertas laranja e amarelo de chuvas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja e amarelo, que preveem chuvas intensas, além de ventos fortes, para todo o Estado do Maranhão. De acordo com o Inmet, a previsão é de chuvas em forma de pancadas em áreas que podem superar os 50 mm e vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas.
A previsão se estende para os próximos dias desta semana, contudo, entre os dias 23 e 25 de dezembro, a previsão já é de tempo seco e sem chuva, em grande parte da região Nordeste do Brasil, incluindo o Maranhão.
O alerta de “perigo” emitido hoje (18), afirma que pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Saiba Mais
- Cidades maranhenses afetadas por chuvas têm suporte ampliado pelo Corpo de Bombeiros
- VÍDEO: veículo fica preso em cratera durante forte chuva em São Luís
- Mais chuvas: características do clima em maio no Brasil
- Nordeste tem maior número de municípios sem planos diretores de drenagem e manejo de águas pluviais
- Para 68% dos nordestinos, efeitos do clima foram mais severos em 2024
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.