MUNDO - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião reservada com o senador Flávio Bolsonaro na Casa Branca, em Washington. A informação foi divulgada pela correspondente da TV Globo nos Estados Unidos, Raquel Krähenbühl.
Segundo a reportagem, Trump comentou positivamente sobre Lula durante o encontro realizado na terça-feira (26), repetindo avaliações favoráveis que já havia feito publicamente sobre o presidente brasileiro.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Paulo Figueiredo, que acompanhava Flávio e Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, confirmou que o republicano mencionou o encontro anterior com Lula.
“Elogiou o seu dinamismo, mas também fez outros comentários que prefiro manter reservados”, afirmou Figueiredo.
Flávio Bolsonaro pediu classificação de facções como terroristas
Durante a reunião, Flávio Bolsonaro afirmou ter solicitado a Trump que as facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) sejam classificadas pelos Estados Unidos como organizações terroristas.
Segundo o senador, também foram discutidos temas ligados a:
- segurança pública;
- tarifas comerciais;
- terras raras;
- cooperação internacional.
“Pedi enfaticamente ao presidente Trump que designe o quanto antes o PCC e o Comando Vermelho como organizações terroristas estrangeiras”, declarou Flávio Bolsonaro.
De acordo com o parlamentar, Trump respondeu que irá analisar o pedido.
Governo Lula é contra classificação de facções como terroristas
Atualmente, o governo brasileiro se posiciona contra a classificação do PCC e do CV como organizações terroristas pelos Estados Unidos.
A avaliação do Palácio do Planalto é que a medida poderia abrir margem para ações internacionais mais duras, incluindo possibilidades de intervenção estrangeira em território brasileiro.
Especialistas em segurança pública também argumentam que a legislação brasileira de combate ao crime organizado já prevê punições mais rígidas do que a legislação antiterrorismo aplicada no país.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.