MUNDO - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou neste sábado (28) o início de um ataque dos EUA ao Irã, classificando a ofensiva como uma “operação ampla e contínua” contra o regime iraniano. Em pronunciamento divulgado nas redes sociais, ele alertou que autoridades e forças ligadas a Teerã devem “abaixar as armas ou enfrentar uma morte certa”.
A declaração foi feita em um vídeo de cerca de oito minutos publicado após o anúncio das ações militares.
Operação Fúria Épica e ameaças ao regime iraniano
Segundo Trump, a ofensiva — chamada de Operação Fúria Épica — tem como objetivo neutralizar ameaças consideradas iminentes contra os Estados Unidos e seus aliados.
No discurso, ele direcionou um recado à Guarda Revolucionária Islâmica e às forças de segurança do país:
- Devem depor as armas e receber “total imunidade”;
- Caso resistam, enfrentarão “morte certa”;
- O regime iraniano é classificado por ele como patrocinador do terrorismo.
“Bombas estarão caindo em todos os lugares”, afirmou o presidente, ao alertar a população para que permaneça em casa.
De acordo com a imprensa iraniana, diferentes regiões do país estariam sob ataque. O Exército de Israel, que atua em coordenação com os EUA, informou ter atingido dezenas de alvos militares.
Justificativa para o ataque dos EUA ao Irã
Trump afirmou que o ataque dos EUA ao Irã busca:
- Defender o povo americano;
- Proteger soldados e bases no exterior;
- Impedir o avanço do programa nuclear iraniano;
- Destruir a capacidade de produção de mísseis do país.
O presidente declarou que o Irã estaria reconstruindo seu programa nuclear e desenvolvendo mísseis de longo alcance capazes de ameaçar tropas americanas e aliados na Europa.
“Vamos destruir seus mísseis e arrasar sua indústria de mísseis até o chão”, disse.
Apelo ao povo iraniano
Parte do pronunciamento foi direcionada à população do Irã. Trump afirmou que o momento seria decisivo para uma possível mudança de regime.
“Quando acabarmos, tomem o governo. Esta será provavelmente a sua única chance por gerações”, declarou.
O governo iraniano já iniciou ações de retaliação, segundo autoridades locais.
Com o novo ataque dos EUA ao Irã, cresce a tensão no Oriente Médio e aumentam os temores de um conflito de maiores proporções na região.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.