Vistos congelados

Governo Trump congela emissão de vistos de imigrantes para brasileiros e outros 74 países

Governo Trump congela emissão de vistos de imigrantes para brasileiros e cidadãos de outros 74 países; turismo e negócios não são afetados.

Com informações de G1

Presidente dos Estados Unidos Donald Trump (Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein)

ESTADOS UNIDOS - O governo do presidente Donald Trump congelou a emissão de vistos de imigrantes para cidadãos do Brasil e de outros 74 países, segundo anunciou nesta quarta-feira (14) o Departamento de Estado dos Estados Unidos. A medida, de acordo com informações divulgadas pela imprensa norte-americana, deve começar a valer a partir de 21 de janeiro e não tem prazo definido para terminar.

Segundo o Departamento de Estado, a suspensão atinge apenas os vistos de imigrantes, não se aplicando às categorias de não imigrantes, como vistos de turismo e de negócios.

Brasil está entre os países afetados

O Brasil entrou na lista de países incluídos no congelamento, que também abrange nações como Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Somália e Tailândia, segundo reportagem da rede Fox News, que afirma ter tido acesso a um memorando interno do Departamento de Estado.

A lista completa dos países ainda não foi divulgada oficialmente pelo governo norte-americano.

Em publicação na rede social X, o Departamento de Estado informou que a suspensão permanecerá em vigor até que os Estados Unidos garantam que os novos imigrantes não se tornem um ônus financeiro para o país.

"O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis. O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano", informou o órgão.

Medida é temporária e prevê reavaliação

De acordo com o memorando citado pela Fox News, o congelamento será temporário e servirá para que o governo dos EUA reavalie os critérios atuais de concessão de vistos a estrangeiros. O documento aponta que o foco da restrição são países cujos imigrantes, segundo o governo americano, frequentemente se tornam um encargo público após a chegada ao país.

Até a última atualização, o Departamento de Estado não havia detalhado como será feita essa reavaliação nem quando o processo poderá ser retomado.

Novas restrições podem ser ampliadas

A reportagem da Fox News afirma ainda que o governo norte-americano avalia novas exigências para concessão de vistos, incluindo possíveis restrições relacionadas à idade e ao sobrepeso dos solicitantes. Em novembro, a agência Associated Press informou que o governo Trump estudava diretrizes para restringir a entrada de pessoas obesas.

Em junho do ano passado, os Estados Unidos já haviam implementado uma nova exigência para vistos de estudantes, determinando que candidatos desbloqueassem seus perfis em redes sociais para análise do governo.

Estratégia anti-imigração

A medida está alinhada à nova estratégia de defesa e política externa dos Estados Unidos, publicada em dezembro de 2025, que previa o aumento das restrições à entrada de imigrantes.

Analistas avaliam que, ao longo de 2026, o governo Trump deve intensificar políticas voltadas à restrição da imigração e da concessão de vistos, ampliando o controle sobre a entrada de estrangeiros no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.