Economia

EUA retiram tarifas de 40% de café, carnes e outros produtos agrícolas

A medida passa a valer para importações feitas a partir de 13 de novembro de 2025.

Imirante.com, com informações do g1

Atualizada em 20/11/2025 às 19h46
EUA retiram tarifas de 40% de café, carnes e outros produtos agrícolas. (Foto: TV Globo)

MUNDO - Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (20) a retirada da tarifas de 40% sobre alguns produtos agrícolas brasileiros. A nova lista inclui itens como carne bovina, café, açaí, cacau e outros bens exportados pelo Brasil.

Ao todo, 249 produtos foram acrescentados a lista de exceções do tarifaço. A medida passa a valer para importações feitas a partir de 13 de novembro de 2025.

Importação para o Brasil

Segundo o Ministério da Cultura, os Estados Unidos são o principal comprador de café do Brasil e respondem por cerca de 16% de tudo o que o país exporta.

Na semana anterior, o governo americano já havia reduzido a tarifa de cerca de 200 itens alimentícios, entre eles café, carne, açaí e manga, diminuindo a taxação de 50% para 40%. A decisão divulgada hoje, porém, beneficia exclusivamente o Brasil, ampliando as isenções.

Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o tarifaço provocou uma queda de 51,5% nas compras americanas de café brasileiro entre agosto e outubro, em comparação com o mesmo período de 2024.

Na ordem desta quinta, Donald Trump citou uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que a retirada das tarifas é resultado direto das negociações entre os dois governos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.