Guerra Russo-Ucraniana

Maranhense recrutado pelo exército ucraniano é hospitalizado após pisar em explosivo

O jovem fez contato com a mãe informando o acontecido e, de acordo com Neila Paixão, passou por cirurgia.

Imirante.com

Atualizada em 02/07/2025 às 20h34
Raphael passou por uma cirurgia e se encontra estável, segundo a mãe do jovem. (Foto: Arquivo pessoal)

UCRÂNIA - Raphael Paixão, o jovem maranhense recrutado pelo Exército da Ucrânia, está hospitalizado após ter pisado em uma mina-borboleta, um artefato explosivo de pequeno porte, mas de alto poder destrutivo, utilizado em zonas de guerra. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (2) pela mãe do rapaz, Neila Paixão, após conversar com o filho por chamada de vídeo.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Segundo Neila, Raphael passou por uma cirurgia e se encontra estável, recebendo acompanhamento médico e psicológico. Durante o contato virtual, ele afirmou que não retornará à linha de frente do conflito e expressou o desejo de voltar ao Brasil.

Leia também: 

Maranhense recrutado para o exército da Ucrânia se comunica com a família após quase 20 dias desaparecido

Mãe de imperatrizense recrutado pelo exército ucraniano vive angústia após passar semanas sem notícias do filho

A última vez que a família havia tido notícias de Raphael foi no sábado (28), depois de quase 20 dias sem conseguir falar com o jovem. Na ocasião, ele enviou uma breve mensagem por aplicativo: “Oi mãe, estou vivo graças a Deus, mas estou em missão”. O contato foi curto, mas serviu como alívio temporário diante do medo que havia se espalhado entre amigos e familiares.

A ausência de informações precisas sobre o paradeiro de Raphael mobilizou conhecidos e parentes, que chegaram a enviar e-mails ao governo da Ucrânia e buscar auxílio junto a autoridades brasileiras. Entretanto, segundo a família, o consulado não fornecia uma resposta concreta.

Natural de Imperatriz, Raphael cursava Direito em uma faculdade particular, mas trancou os estudos em agosto de 2024. Em seguida, viajou para a Holanda com a namorada em busca de novas oportunidades. Após o fim do relacionamento, tomou a decisão de se alistar como voluntário nas forças armadas da Ucrânia, onde permanece desde então.

A família segue em contato com Raphael e aguarda novos desdobramentos sobre sua recuperação e possível retorno ao Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.