REINO UNIDO - O Ministério da Defesa britânico anunciou no domingo (24) que o Reino Unido planeja despachar um navio de guerra para a Guiana até o final deste mês, em meio a uma controvérsia fronteiriça com a Venezuela sobre a região de Essequibo, conhecida por suas reservas de petróleo. Essa decisão segue a recente visita de um secretário de Relações Exteriores britânico à Guiana, cujo propósito era oferecer suporte ao país sul-americano, que é tanto aliado quanto ex-colônia britânica.
No início deste mês, Guiana e Venezuela concordaram em evitar o uso da força e em não intensificar as tensões na disputa de longa data. A região em questão, Essequibo, abrange 160.000 quilômetros quadrados e, embora geralmente seja reconhecida como parte da Guiana, a Venezuela renovou suas reivindicações sobre o território e áreas offshore nos últimos anos, especialmente após importantes descobertas de petróleo e gás.
Continua após a publicidade..
O navio designado para a missão é o HMS Trent, uma embarcação de patrulha da Marinha Real. O Ministério da Defesa emitiu um comunicado no qual anunciou o envio do HMS Trent à Guiana, descrevendo-a como uma "aliada regional e parceira da Commonwealth" – uma associação de nações formada a partir do antigo Império Britânico.
O comunicado não faz referência direta à Venezuela ou à controvérsia em questão, destacando que a visita do HMS Trent faz parte de uma série de compromissos na região durante a implementação da Tarefa de Patrulha do Atlântico.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias