Reconhecimento

Sonia Guajajara recebe homenagem em evento pré-Oscar em Hollywood

A maranhense, que é ministra dos Povos Indígenas, recebeu prêmio das mãos do ator Leonardo DiCaprio.

Imirante.com

Atualizada em 13/03/2023 às 10h20
O ator Leonardo DiCaprio e a ministra Sônia Guajajara. (Leo Otero)

LOS ANGELES (ESTADOS UNIDOS) - A maranhense Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, foi homenageada no Green Carpet Fashion Awards, evento que antecede a cerimônia do Oscar em Los Angeles, nos Estados Unidos, e aborda temas como moda, sustentabilidade e meio ambiente. Sonia foi a vencedora da categoria Healer (Curadora da Terra) por suas "extraordinárias conquistas na defesa das florestas e por reposicionar os povos indígenas no centro da agenda climática global" e recebeu o prêmio das mãos do ator Leonardo DiCaprio na última quinta-feira (9).

Na entrega do prêmio, Leonardo DiCaprio elogiou o trabalho feito por Sonia Guajajara no Brasil, fez críticas ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e enfatizou a importância da Amazônia para todo o planeta.

"A ministra Guajajara tem sido uma feroz ativista ambiental por muitos anos. Muitas vezes em circunstâncias difíceis e perigosas. Durante o reinado desastroso do governo anterior, ela foi um constante farol de esperança. Diante de graves ameaças aos povos indígenas, ela tem sido uma força poderosa. A Amazônia é fundamental para sustentar a vida muito além de suas fronteiras, ajudando a impulsionar os ciclos globais da água e os padrões climáticos, que afetam as chuvas, mesmo na Califórnia", discursou o ator.

Sonia Guajajara utilizou as redes sociais para comemorar a homenagem recebida no Green Carpet Fashion Awards. "Foi uma grande honra e alegria este reconhecimento tão importante, ter representado o Brasil nesta premiação, passar uma mensagem de proteção dos territórios indígenas para o público internacional, e também desfrutar da companhia de outros parentes indígenas do mundo neste momento de conquista. O simbolismo de tudo isso é a luta pela garantia da proteção dos nossos territórios e biodiversidade", escreveu a ministra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.