Covid-19

Segundo OMS, pandemia de Covid-19 é ''uma grande onda''

Além disso, a OMS fez um alerta sobre pensar em ondas quando se fala da pandemia da Covid-19.

Imirante.com, com informações do G1

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Os casos de infecções pelo novo coronavírus já passam de 16,4 milhões em todo mundo ( Foto: Reprodução)

MUNDO - Um alerta feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o coronavírus, o Sars-Cov-2, não tem características sazionais, como do da influenza. Além disso, a OMS fez um alerta sobre pensar em ondas quando se fala da pandemia da Covid-19.

Leia também:

Maranhão registra 2.943 mortes e mais de 114 mil casos de coronavírus

Segundo a OMS, apesar de também se espalhar de pessoa a pessoa, o vírus Influenza, que causa a gripe, se comporta de maneira sazonal, ou seja, circula com maior frequência entre as estações mais frias de cada ano. Além disso, de acordo com a OMS, a intensidade da circulação do Influenza pode mudar de ano para ano. Já o coronavírus não respeita uma sazonalidade e circula com grande intensidade independentemente da época e estação do ano.

Por não se comportar de maneira sazonal, Margaret Harris, porta-voz da OMS, chamou a atenção sobre os riscos de transmissão do coronavírus durante o verão do Hemisfério Norte, e não apenas no inverno.

"As pessoas ainda estão pensando sobre estações do ano. O que todos precisamos ter na cabeça é que esse é um novo vírus e está se comportando de forma diferente", afirmou a porta-voz da OMS durante coletiva em Genebra, na Suíça. "Será uma grande onda", declarou Margaret Harris.

O porta-voz, fez ainda um apelo à vigilância para que aplique medidas para conter a transmissão que está se espalhando em grandes aglomerações.

Os casos de infecções pelo novo coronavírus já passam de 16,4 milhões em todo mundo e as mortes por complicações de Covid-19 passam de 645 mil, segundo balanço da universidade norte-americana Johns Hopkins.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.