SÃO LUÍS - A lua já é um dos satélites mais adorados ao redor da terra. Agora, imaginem quando ela estiver em seu ápice de luminosidade e de tamanho? Esse dia está mais próximo do que se imagina. Preparem os smartphones: no próximo dia 14, a lua estará 14% maior e 30% mais brilhante.
Para que este fenômeno ocorra, a lua precisa estar na fase cheia. Ela precisa estar do lado oposto à Terra (em relação ao sistema solar) para estar completamente iluminada. Além disso, ela precisa estar o mais próximo possível da terra. E isso ocorre porque a órbita da lua é elíptica, portanto, o caminho que ela percorre não é um círculo perfeito. Ela precisa estar no perigeu (período em que a lua está mais próxima da Terra).
Continua após a publicidade..
Em astronomia, chama-se super lua ou super lua cheia à ocasião na qual a lua cheia se situa a não mais de 10% do seu ponto mais próximo da Terra no percurso da sua órbita. As consequências de uma superlua nas marés não são tão significativas. Ela contribui sim para o seu aumento, mas não ao ponto de gerar desastres naturais.
Para o Brasil, uma má notícia: o fenômeno estará no ápice às 10h52 do dia 14 (por volta das 12h, no Brasil), mas, no dia anterior, a noite estará mais iluminada e com a lua bem maior que o normal. Vale a pena conferir.
Saiba Mais
- Chuva de granizo é registrada na zona rural de Lago da Pedra
- VÍDEO: redemoinho de vento assusta banhistas em balneário de Colinas
- “Nuvem rolo” é registrada por moradores de Imperatriz
- Ludovicenses se reúnem para observar "Estrela de Belém"
- Meteorologista explica que nuvem de areia não deve causar tempestade em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias