TURQUIA - Para que os cidadãos fiquem impedidos de deixar o país, o ministro do Interior da Turquia, Efkan Ala, mandou confiscar os passaportes de 10.856 pessoas. Além disso, Ala afirmou nesta sexta-feira (22) que dos 10.607 turcos presos desde o último dia 15, 4.496 tiveram prisões autorizadas pela Justiça.
Cerca de 300 guardas presidenciais também tiveram mandados de prisão decretados por, supostamente, apoiarem o golpe contra Erdogan. Na quinta-feira (21), o governo de Ancara anunciou que suspendeu a Convenção Europeia de Direitos Humanos – o que permitiria a reativação da pena de morte na Turquia, algo proibido pelo documento a não ser em período de grandes guerras.
Continua após a publicidade..
Tentativa de Golpe
Na noite de 15 de julho, um grupo de insurgentes turcos promoveu uma tentativa de golpe de Estado militar no país. Os principais confrontos ocorreram em Ancara e em Istambul. O governo da Turquia declarou que 190 civis morreram, além de 100 militares. Segundo dados oficiais, 1,5 mil pessoas ficaram feridas. Na noite de quinta-feira (20), o governo turco anunciou estado de emergência pelos próximos três meses.
Saiba Mais
- Debate inédito, festival, arraial, basquete, tudo ao vivo: Imirante segue entregando inovação
- Imirante lança cadastro para oferecer conteúdos personalizados aos internautas; saiba como se cadastrar
- O Estado do MA e TV Assembleia vencem etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo
- Americana é a 1ª mulher a vencer importante prêmio de matemática
- Veja as principais notícias do Imirante nesta quinta-feira (2)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias