RIO DE JANEIRO - Geneticistas da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, descobriram ligações entre a cor dos olhos e a dependência de álcool, sugerindo que o vício é mais frequente entre pessoas de olhos azuis, e menos comum naqueles de olhos castanhos.
O estudo, que oferece mais evidências sobre o componente genético da dependência em álcool, foi feito com uma amostra de 1.263 perfis genéticos individuais a partir de um banco de dados de pessoas diagnosticadas com pelo menos uma doença psiquiátrica, incluindo adição ou dependência de álcool e drogas. Para este estudo, os pesquisadores fizeram um recorte de pacientes com dependência de álcool e ancestralidade europeia.
Continua após a publicidade..
Repetidas análises das amostras levaram à conclusão de que a incidência de dependência de álcool é maior entre pessoas com ancestrais europeus que têm olhos claros (verdes, azuis ou cinzas) na comparação com os de olhos castanhos — sendo que os olhos azuis foram mais fortemente associados ao vício.
Segundo os pesquisadores, o próximo passo é tentar replicar os resultados do estudo. Se essas correlações persistirem em pesquisas futuras, o desafio será determinar se essa ligação se deve estritamente a fatores genéticos ou se ingredientes culturais também têm um papel.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias