BRASÍLIA - O presidente norte-americano, Barack Obama, acusou hoje (24) a Rússia de não cumprir os acordos destinados a aliviar a tensão na Ucrânia, ameaçando com novas sanções. “Pelo menos até agora não vimos serem respeitados nem o espírito nem a letra do acordo de Genebra”, declarou Obama, advertindo que se Moscou continuar a ignorar o acordo, “haverá consequências e novas sanções”.
Esse foi o primeiro comentário público do presidente norte-americano desde a reunião de Genebra, realizada quinta-feira passada (17).
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o vice-presidente, Joe Biden, já tinham apelado, nesta semana, à Rússia para que adote “medidas concretas” destinadas a aplicar o acordo firmado quinta-feira, em Genebra, pela Ucrânia, a Rússia, pelos Estados Unidos e a União Europeia.
Continua após a publicidade..
O acordo inclui o pedido a todos os “grupos armados ilegais” na Ucrânia para que entreguem suas armas e acabem com a ocupação de edifícios públicos e outros locais. Mas a breve trégua pascal foi quebrada logo no domingo (20), quando dois rebeldes foram mortos na cidade de Slaviansk, no Leste da Ucrânia, controlada pelos rebeldes separatistas pró-russos.
O presidente norte-americano concedeu entrevista em Tóquio, primeira etapa de sua viagem oficial à Ásia.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias