Atentado com bomba mata sete no sudeste da Turquia

Atualizada em 27/03/2022 às 14h00

TURQUIA - Uma explosão em uma rua comercial na manhã desta sexta-feira, 15, feriu sete pessoas em Diyarbakir, cidade de maioria curda, na Turquia, incluindo um oficial do Exército não comissionado. Guerrilhas curdas são suspeitas da responsabilidade pelo atentado.

O artefato estava escondido com jornais e foi colocado em uma bicicleta, explodindo próximo a um ponto de ônibus. Um dos feridos, o proprietário de uma loja na região, está em estado grave.

Líderes turcos estão debatendo o lançamento de uma ofensiva além da fronteira com o Iraque para combater os rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, sigla em turco), acusados de cometer ataques contra civis e militares em

território turco.

Os rebeldes anunciaram um cessar-fogo unilateral nos ataques contra o governo turco no início desta semana, insistindo que o grupo adotaria apenas medidas defensivas contra o Exército turco.

Na quinta-feira, guerrilhas mataram um oficial turco num confronto próximo da cidade de Karakocan, na província de Elazig. Em outro incidente, os rebeldes mataram um major e feriram dois soldados em um ataque com bomba perto de Yuksekova, província na fronteira com o Iraque e o Irã.

Nos últimos meses, o exército turco reforçou sua presença na zona fronteiriça com o Iraque, para onde transferiu cerca de 100 mil

soldados efetivos.

A Turquia reivindica seu direito à "legítima defesa" para atuar no norte do Iraque, a partir de onde o PKK organizaria seus ataques, e reclama que as autoridades iraquianas e as forças de coalizão americanas dão cobertura aos militantes separatistas curdos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.