SOMÁLIA - Uma bomba escondida em meio a uma pilha de lixo explodiu neste sábado, 26, na Somália, e matou dois civis.A explosão foi exatamente no momento em que o prefeito Abdi Fitah Ibrahim Shawey e Mohamed Aii Dhagah Tuurestava passavam pela estrada em que estava escondida a bomba. O carro em que estavam foi atingido, e quatro pessoas ficaram feridas. Em resposta ao ataque, Shawey mostrou-se indignado e declarou que ´´um engraxate de 15 anos morreu e quatro seguranças meus ficaram feridos´´.
O prefeito culpa os insurgentes ligados ao conselho da corte islâmica, um grupo radical que comandou Mogadishu e grande parte do sul da Somália por um período de seis meses no ano passado, pelo ataque. O grupo foi expulso por tropas do país e aliados da Etiópia. Algumas pessoas testemunharam o ataque e disseram que os corpos dos dois civis mortos ´´estavam estirados no meio da rua´´, após o ataque.
Nas últimas semanas, o ataque de bombas foi bastante freqüente na região da Somália, embora o governo tenha declarado vitória sobre os insurgentes que votaram um estilo de guerrilha como do Iraque em guerras.Entre os dias 12 de março e 26 de abril 1, 670 pessoas morreram em combates no país.
Na sexta-feira, duas granadas estouraram em cima de um automóvel do governo, no sul de Mogadishu. O ataque causou a morte de um civil e feriu três pessoas, incluindo um policial.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.